1. (VUNESP) Leia atentamente o texto abaixo e
assinale a alternativa incorreta:
"Não permitiu o Céu que alguns
influxos, que devi às águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e
destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia deixado, aqui,
entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao
ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas
Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais,
que têm atraído a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as
venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos
versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as
idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que
lhes tem pervertido as cores."
(Cláudio Manuel da Costa, fragmento do "Prólogo ao
Leitor".)
- O poeta estabelece uma conexão
entre as diferenças ambientais e o seu reflexo na produção literária;
- Cláudio Manuel da Costa
manifesta, no texto, a sua formação intelectual européia, mas que deseja
exprimir a realidade tosca de seu país;
- depreende-se do texto uma forma
de conflito entre o Academicismo Árcade europeu e a realidade brasileira
que passaria a ser a nova matéria-prima do poeta;
- apesar dos índices do Arcadismo
presentes no texto, há um questionamento do contexto sobre a validade de
adotar esse modelo literário no Brasil;
- poeta sofre mediante o fato de
não mais poder, na Europa, contemplar as praias da Arcádia de onde
retirava suas inspirações poéticas.
2. (U.FORTALEZA) Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas da frase apresentada.
Texto I
"É a vaidade, Fábio, nesta vida
Rosa que, da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida."
Texto II
"Fatigado de calma se acolhia
Junto o rebanho à sombra dos
salgueiros,
E o sol, queimando os ásperos
oiteiros,
Com violência maior no campo
ardia."
A natureza para os poetas ..., era
fonte de símbolos (rosa, cristal, água), que transcendiam do material para o
espiritual (Texto I); para os poetas ..., era sobretudo o cenário idealizado,
dentro do qual se podia ser feliz (Texto II).
- românticos - parnasianos;
- parnasianos - simbolistas;
- árcades - românticos;
- simbolistas - barrocos;
- barrocos - árcades.
3. (UFRN)
"Eu,
Marília, não sou algum vaqueiro,
Que
viva de guardar alheio gado,
De
tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos
frios gelos e dos sóis queimado.
Das
brasas ovelhinhas tiro o leite,
E
mais as finas lãs e que me visto."
Pelas características de estilo, o
texto acima deve ser atribuído a autor
- naturalista.
- simbolista.
- romântico.
- moderno.
- arcádico.
4. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece
uma característica imprópria do Arcadismo.
- Bucolismo.
- Presença de entidades
mitológicas.
- Exaltação da natureza.
- Tranqüilidade no relacionamento
amoroso.
- Evasão na morte.
5. (PUCC-SP)
"Acaso
são estes
os
sítios formosos,
aonde
passava
os
anos gostosos?
São
estes os prados,
aonde
brincava,
enquanto
pastava,
o
manso rebanho
que
Alceu me deixou?"
Os versos acima, de Tomás Antônio
Gonzaga, são expressão de um momento estético em que o poeta:
- buscava expressão para o sentimento
religioso associado à natureza, revestindo freqüentemente o poema do tom
solene da meditação.
- tentava exprimir a insatisfação
do mundo contemporâneo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o
coração a medida mais exata de sua existência.
- buscava a
"naturalidade". O que havia de mais simples, mais
"natural", que a vida dos pastores e a contemplação direta da
natureza;
- tinha predileção pelo soneto,
exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a
famosa "chave de ouro";
- acentuava a busca da elegância e
do requinte formal, perdendo-se na minúcia descritiva dos objetos raros:
vasos, taças, leques.
6- O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:
Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro
Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono.
7- O retorno à Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.
a) Que característica foi essa?
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?
8-.O texto abaixo apresenta, basicamente, três partes: a realidade, o sonho e a realidade novamente. Aponte o início e o fim de cada uma das partes. Compare as duas partes relativas à realidade com a parte relativa ao sonho.
Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
Um doce nome os lábios meus suspiram,
Um nome de mulher... e vejo lânguida
No véu suave de amorosas sombras
Seminua, abatida, a mão no seio,
Perfumada visão romper a nuvem,
Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras
O alento fresco e leve como a vida
Passar delicioso... Que delírios!
Acordo palpitante... inda a procuro:
Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!
Só o leito deserto, a sala muda!
Amorosa visão, mulher dos sonhos,
Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca virás iluminar meu peito
Com um raio de luz desses teus olhos?
9. (FUVEST-SP)
I.Pálida à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada
Como a lua por noite embalsamada
Entre as nuvens do amor ela dormia!
II.Uma noite, eu me lembro... ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.
Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher. Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema? Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.
10. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.
11. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?
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