16 março 2023

Atividade - 1 ANO - 16.03

ATIVIDADE - TROVADORISMO 


Canção da Ribeirinha

Segundo consta, esta cantiga teria sido inspirada em dona Maria Pais Ribeiro, a Ribeirinha, mulher muito cobiçada e que se tornou amante de D. Sancho, o segundo rei de Portugal. A seguir, transcrevemos a cantiga da forma como foi escrita. Veja, à direita, uma interpretação verso a verso.

CANTIGA EM GALEGO-PORTUGUÊS:                 TRADUÇÃO
No mundo non me sei parelha,
mentre me for' como me vai,
ca ja inoiro por vós - e ai
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi en saia!
Mao dia me levantei,
que vos enton non vi fea!

E, mia senhor, des aquel di', ai!
me foi a mi muin mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d'aver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d'alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia d'ua correa.




(Paio Soares de Taveirós)

No mundo ninguém se assemelha a mim (parelha: semelhante)
enquanto a minha vida continuar como vai
porque morro por vós, e ai
minha senhora de pele alva e faces rosadas,
quereis que vos descreva (retrate)
quando vos eu vi sem manto (saia: roupa íntima)
Maldito dia! me levantei
que não vos vi feia (ou seja, a viu mais bela)

E, minha senhora, desde aquele dia, ai
tudo me foi muito mal
e vós, filha de don Pai
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia (guarvaia: roupa luxuosa)
pois eu, minha senhora, como mimo (ou prova de amor)
de vós nunca recebi
algo, mesmo que sem valor. (correa: coisa sem valor)

Leia, como exemplo, outra cantiga, escrita por D. Dinis, rei de Portugal que viveu entre 1261 e 1325.

Perguntar-vos quero por Deus,
Senhor fremosa, que vos fez
mesurada e de bon prez,
que pecados foron os meus
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.

Pero sempre vos soub' amar,
des aquel dia que vos vi,
mays que os meus olhos en mi,
e assy o quis Deus guisar,
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.

Des que vos vi, sempr' o mayor
ben que vos podia querer
vos quigi, a todo meu poder,
e pero quis Nostro Senhor
que nunca tevestes por ben
de nunca mi fazerdes ben.

Mays, senhor, ainda con ben
se cobraria ben por ben.

Vocabulário

senhor: senhora.

Fremosa: formosa, bonita.

mesurada; comedida.

bon prez: honrada.

foron: foram.

pero: já que, porém,

des: desde.

mays: mais.

Mi: mim.

auy: assim.

guisar: decidir, preparar.

quigi: dei, dediquei.

a todo meu poder: de todo meu coração.
TEXTO PARA ATIVIDADE : 

* Leia, a seguir, uma cantiga de amigo do trovador Fernando Esguio, que viveu entre os séculos XIII e XIV.

Vaiamos, irmãa, vaiamos dormir
(en) nas ribas do lago, u eu andar vi
a las aves meu amigo.

Vaiamos, irmãa, vaiamos folgar
nas ribas do lago, u eu vi andar
a las aves meu amigo.

En nas ribas do lago, u eu andar vi,
arco na mãao as aves ferir,
a las aves meu amigo.
En nas ribas do lago, u eu vi andar,
arco na mãao a las aves tirar,
a las aves meu amigo.

Seu arco na mãao as aves ferir,
a las que cantavam leixa-las guarir,
a las aves meu amigo.

Seu arco na mãao as aves tirar,
a las que cantavam non nas quer matar,
a las aves meu amigo.

Vocabulário:

amigo: namorado.
folgar: descansar, divertir-se.
vaiamos: vamos.
u: onde.
tirar: atirar.
leixa-las guarir:deixava-as salvar-se.
irmãa: irmã.

1. Na cantiga, quem fala (o eu lírico) é uma moça que se dirige a uma irmã, fazendo-lhe um convite.

a) Que tipo de convite é feito?
b) O lugar aonde pretende ir é um ambiente rural ou urbano?

2. Na época, era comum as pessoas irem à beira do lago, nas tardes quentes, para refrescar-se. Nessa cantiga, entretanto, é possível depreender outro interesse por parte do eu lírico. Interprete: qual é esse interesse?

3. Ao referir-se ao namorado, o eu lírico destaca as qualidades da pessoa amada, especialmente sua bondade. Explique: em que consiste essa bondade?

4. As cantigas de amigo, em grande parte, apresentam uma estrutura paralelística, isto é, uma construção formal baseada na repetição parcial ou total de versos. Observe que a 1ª e a 2ª estrofes são quase idênticas, com a diferença da troca de dormir (1º verso da 1ª estrofe) por folgar (1º verso da 2ª estrofe). Essas repetições, que se chamam paralelismo de par de estrofes, também ocorrem entre os pares seguintes de estrofes? Justifique com partes do próprio texto.

5. A repetição constante de versos confere maior ritmo e musicalidade ao texto. Por outro lado, confere também:

a) maior profundidade de idéias e sentimentos. Justifique: 
b) maior superficialidade de idéias e sentimentos. Justifique:

 PARTE  2 

ESTUDO PRÉVIO- HUMANISMO 

1-Qual a cronologia do Humanismo?


2- Explique e classifique as Crônicas historiográficas:

3- Explique e classifique as Novelas de Cavalaria:

4- Fale brevemente sobre a novela : Carlos Magno e seus Doze pares:

5- Fale brevemente sobre a novela Guerra de Troia:

6-Em qual período da História se encaixa o Humanismo?

7-Quais convenções literárias do Trovadorismo que foram mantidas no Humanismo?

8-O que foi a poesia palaciana e qual a sua finalidade?

9-Cite alguns fatos marcantes desse período.

10-Qual a classe social surgida no Humanismo?

11-Em que língua era escrita a poesia e a prosa do Humanismo?

12- Quem foi o fundador da historiografia e como foi nomeado?

13-Explique o que foi o cerco de Lisboa.

14-Quem foram os mecenas?

Nenhum comentário: