30 julho 2019

REVISÃO - 3 ANO



1- Leia o texto "O açúcar", de Ferreira Gullar para responder as questões abaixo:

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça,
água na pele,
flor que se dissolve na boca.
Mas este açúcar
não foi feito por mim.

Este açúcar veio
da mercearia da esquina
e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há
hospital nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viria a ser o açúcar.

Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura
produziram este açúcar branco e puro
com que adoço meu café esta manha em Ipanema.

a. Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto:
(     ) Aquela sobremesa estava amarga.
(     ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga.
(     ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.

b. Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto:
(   ) Realizamos uma dura tarefa.
(     ) O móvel era feito de madeira muito dura.
(     ) O seu jeito duro afasta as pessoas.

c. Identifique a crítica social feita por Ferreira Gullar, no poema acima. 
d. Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar.
e.  Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?
2. (UnB – DF)
O texto poético pode servir de base ao texto publicitário; porém, às vezes, é este que fundamenta aquele. Relacionando essa observação ao texto anterior, julgue os itens que se seguem.

() O texto é uma paródia da embalagem original de um produto.
() O modo como foi desenhada a letra inicial "Clichetes" permite a leitura musical, financeira e política da mensagem. 
( ) No texto, "MASCARAR" está para MASCAR assim como "MENTAL" está para MENTA.
() Esse é um texto característico da literatura que se propagou no Brasil a partir de 1922 como uma espécie de crítica ao imperialismo norte-americano.
() O texto enfatiza o visual, em detrimento da função crítica, o que apresenta-se praticamente nula. 
3. Complete fazendo a devida concordância do verbo entre parênteses.

a- A multidão aglomerada na avenida ________________ o trânsito. (atrapalhava/atrapalhavam)


b- Livros, apostilas, revistas, nada _____________; tudo foi destruído. (escapou/escaparam)


c- O bando de meninos ______________ . (correu/correram)


d- Só _____________ alguns meninos na sala. (havia/haviam)


e- Aqui ___________ invernos muito frios. (faz/fazem)


f- O relógio da matriz ___________ doze horas. (bateu/bateram)


g- No relógio da sala ____________ onze horas. (deu/deram)


h- Os Estados Unidos _______________ com a anistia. (concordou/concordaram)


i- Santos __________ uma cidade litorânea. (é/são)

Nenhum comentário: