TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS - 0,5
1. (ANGLO) Assinale a alternativa cujos versos, de Castro Alves, não reflitam
as características expostas pelo texto:
“Numa época marcada por profundas desagregações, pelo conflito e pela hostilidade sociais, o artista via-se quase compulsoriamente como portador do “gênio”, senhor de um domínio superior, aparentemente livre das peias mundanas e do remoinho das mudanças materiais; encarava a si próprio como um ser imbuído do mais nobre desígnio: era o autêntico deflagrador e irradiador, pelas suas obras, da simpatia e da generosidade, num mundo que ameaçava bani-las, por completo, do âmbito das relações humanas”. (Elias Thomé Saliba, “As utopias românticas”)
a. “Então repeti ao povo: / Desperta do sono teu!”
b. “E eu disse: Silêncio, ventos! / Cala a boca, Furacão! / No sonho daquele sono
/ Perpassa a revolução!”
c. “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia / numa rede encostada molemente...
/ Quase aberto o roupão... solto o cabelo / E o pé descalço no tapete rente”
d. “Ó mar! Por que não apagas / Co’a esponja de tuas vagas / De teu manto este
borrão?... / Astros! Tempestades! / Rolai das imensidades! / Varrei os mares,
tufão!”
e. “Bravo! A quem salva o futuro / Fecundando a multidão!... / Num poema
amortalhada / Nunca morre uma nação”.
2. (PUC/RS) A relação mórbida com a morte, presente nos versos abaixo,
demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:
“Já de noite o palor me cobre o rosto
Nos lábios meus o alento desfalece.
Surda agonia o coração fenece
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... Já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”
a. Idealismo romântico.
b. Saudosismo inconformado.
c. Misticismo religioso.
d. Negativismo filosófico.
e. Mal do século.
3. Sobre as características principais do Romantismo, e das três gerações que o
compõem, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
a. ( ) Castro Alves e Álvares de Azevedo eram poetas românticos, porém cada
um pertencia a uma geração. Apesar disso, os poetas possuíam uma temática
semelhante e a figura da mulher era de um ser angelical na poesia de ambos.
b. ( ) Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil.
c. ( ) Na 1ª geração, elementos tipicamente nacionais são exaltados e
ampliados pelo prisma da idealização.
d. ( ) A objetividade é um dos traços fundamentais. A realidade é revelada
através da atitude pessoal do artista, que traz à tona o seu mundo interior.
e. ( ) Exaltação nacionalista e indianista; Idealização da mulher; Atmosfera
noturna; Presença da morte; Participação social com caráter de libertação:
características das três gerações poéticas.
4. (ANGLO – Adaptada) Assinale a(s) alternativa(s) que contém(contêm) os
princípios do romantismo adotados por Gonçalves Dias em sua poesia:
“Dei o nome de Primeiros Cantos às poesias que agora publico, porque espero que não serão as últimas. Muitas delas não têm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera convenção; adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir. Não têm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em épocas diversas - debaixo de céu diverso - e sob a influência de impressões momentâneas (...). Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena
política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as idéias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano - o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento - o coração com o entendimento - a idéia com a paixão - cobrir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza, purificar tudo com o sentimento da religião e da divindade, eis a Poesia - a Poesia grande e santa - a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem a poder traduzir”. (Gonçalves Dias)
a. Ruptura com os princípios formais e clássicos.
b. Valorização dos sentimentos.
c. Negação das emoções.
d. Um olhar de reconhecimento e importância para a natureza.
e. Menção à religiosidade como importante aspecto da condição humana.
5. Sobre o Romantismo, marque a alternativa correta.
a. Castro Alves e Álvares de Azevedo eram poetas românticos, porém cada um pertencia a uma geração. Apesar disso, os poetas possuíam uma temática semelhante e a figura da mulher era de um ser angelical na poesia de ambos.
b. A terceira geração romântica também pode ser chamada de mal-do-século ou
byronista.
c. José de Alencar foi o autor capaz de traduzir em versos o ufanismo e caracterizar o índio como herói nacional aos moldes, porém, do cavaleiro medieval europeu.
d. Castro Alves possui uma literatura de cunho social e buscava através de sua poesia falar sobre a questão da escravidão.
6. (UFPE/2005) Textos para a questão 2:
Texto I
Discreta e formosíssima Maria
Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos a boca, o sol e o dia:
(...)
Goza, goza da flor da mocidade
Que o tempo trata a toda ligeireza
E imprime em toda flor sua pisada.
(Gregório de Matos)
Texto II
Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora,
A lua nas janelas bate em cheio.
Boa-noite, Maria! É tarde... é tarde...
Não me apertes assim contra teu seio.
(...)
Mas não me digas descobrindo o peito
Mar de amor onde vagam meus desejos.
(Castro Alves)
Nos versos acima, o lirismo barroco, em Gregório de Matos, e o romântico, em
Castro Alves, apresentem pontos de divergência e convergência, apesar de
pertencerem a movimentos literários diferentes, distanciados por séculos. As
convergências se devem a que:
a. A visão do amor, fundamentada na religiosidade contrarreformista, elimina a expressão do amor físico, sublimando o sentimento.
b. As relações amorosas são apresentadas de uma maneira sensual e ardente.
c. O tema do “Carpe Diem” faz referência ao aproveitamento da vida e da beleza, na sua brevidade; esse tema aparece em ambos como uma reflexão sobre a transitoriedade das coisas.
d. Utilizando o discurso direto, os poetas descrevem suas amadas recorrendo a metáforas alusivas a elementos da natureza.
e. Em ambos os poemas, as mulheres são descritas como figuras contraditórias, simultaneamente angelicais e demoníacas.
7. (ANGLO) Assinale a alternativa correta sobre o romantismo:
a. O egotismo típico do período cria personalidades poéticas que se apresentam como muito seguras de suas convicções políticas e estéticas.
b. O Gênio romântico resgata o ideal universal de Beleza típico do Classicismo.
c. A expressão amorosa dispensa qualquer vínculo com o sentimento do poeta: a poesia busca apenas obediência a padrões dominantes na lírica desde Petrarca.
d. O desalinho sentimental do poeta é reflexo do contexto socioeconômico de relativa tranquilidade.
e. A genialidade é buscada pelos poetas românticos por meio da reverência ao passado e de um estudo sistemático da tradição poética anterior.
8. (ANGLO – Adaptada) Leia os excertos a seguir, para responder ao que se
pede:
“Três vezes os seus músculos de aço, estorcendo-se, inclinaram a haste robusta; e
três vezes o seu corpo vergou (...)”. (O Guarani)
“Quando foram todos sentados em torno do grande fogo, o ministro de Tupã
ordena o silêncio com um gesto, e três vezes clamando o nome terrível, enche-se
do deus, que o habita (...)”. (Iracema)
“Mas o sol três vezes guiou o passo rápido do caçador através das campinas, e três
vezes como agora deitou-se além das montanhas (...)”. (Ubirajara)
Sobre os romances indianista de José de Alencar, assinale a alternativa incorreta:
a. Há uma expressão que aparece nos três fragmentos, que representa um
significador, um recurso para dar ênfase a um acontecimento.
b. Na “Ilíada” e na “Odisséia”, de Homero – textos clássicos – utiliza-se
repetidamente essa expressão, o que mostra uma relação buscada por José de
Alencar com o heroísmo apresentado nos textos clássicos.
c. É característica do texto indianista deste autor a personificação de um herói e
de uma heroína.
d. Pouco se pode observar a presença de adjetivos no texto de José de Alencar,
uma vez que caracterizar os personagens não era característica sua.
9. (OBJETIVO-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
a) o artista goza de liberdade nos versos e na distribuição rítmica.
b) o importante é o culto da forma na escrita.
c) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
d) enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
e) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea
10. A partir dos versos da música “Um índio”, de Caetano Veloso, escreva sobre
as características da 1ª geração romântica, utilizando-se de versos da música
para exemplificar.
Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul
Na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias
Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranqüilo e infálivel como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá
Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito
Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranqüilo e infálivel como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio
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11. Relacione, em um texto de 3 a 5 linhas, a letra da música abaixo com a 2ª
Geração do Romantismo.
Iolanda (Chico Buarque)
Esta canção nao é mais que mais uma canção
Quem dera fosse uma declaração de amor
Romântica, sem procurar a justa forma
Do que lhe vem de forma assim tão caudalosa
Te amo,
te amo,
eternamente te amo
Se me faltares, nem por isso eu morro
Se é pra morrer, quero morrer contigo
Minha solidão se sente acompanhada
Por isso às vezes sei que necessito
Teu colo,
teu colo,
eternamente teu colo
Quando te vi, eu bem que estava certo
De que me sentiria descoberto
A minha pele vais despindo aos poucos
Me abres o peito quando me acumulas
De amores,
de amores,
eternamente de amores
Se alguma vez me sinto derrotado
Eu abro mão do sol de cada dia
Rezando o credo que tu me ensinaste
Olho teu rosto e digo à ventania
Iolanda, Iolanda, eternamente Iolanda
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