12 setembro 2019

Lista de Exercícios - Geração de 45 - 3 ano

O texto seguinte é a primeira parte de um longo poema constituído de quatro partes de idêntica
estrutura: cada parte é constituída de quatro estrofes e cada estrofe é formada por quatro versos, o
que demonstra a preocupação do poeta com o rigor formal.
 O relógio
 João Cabral de Melo Neto
 Ao redor da vida do homem
 há certas caixas de vidro,
 dentro das quais, como em jaula,
 se ouve palpitar um bicho.
 Se são jaulas não é certo;
 mais perto das gaiolas
 ao menos, pelo tamanho
 e quebradiço da forma.
 Umas vezes tais gaiolas
 vão penduradas nos muros;
 outras vezes, mais privadas,
 vão num bolso, num dos pulsos.
 Mas onde esteja: a gaiola
 será de pássaro ou pássara:
 é alada a palpitação,
 a saltação que ela guarda;
 e de pássaro cantor,
 não pássaro de plumagem:
 pois delas se emite um canto
 de uma tal continuidade
 que continua cantando
 se deixa de ouvi-lo a gente:
 como a gente às vezes canta
 para sentir-se existente.
01. O poema lido é predominantemente:
a) narrativo, em seu todo.
b) descritivo, nas quatro primeiras estrofes e dissertativo nas duas últimas.
c) dissertativo, nas quatro primeiras estrofes e descritivo nas duas últimas.
d) descritivo em seu todo.
 Justifique sua resposta.
02. Que características do relógio fazem o autor optar por aproximá-lo mais da gaiola que da jaula?
03. Que elementos característicos da linguagem e do estilo do autor podem ser percebidos nesse
poema?

04. (UFPE -PE) Considerando o poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto,
analise as proposições a seguir:
a) ( ) É um Auto de Natal, isto é, seguindo os modelos medievais, descreve cenas do nascimento
de Jesus Cristo, baseadas no Evangelho de São João, porém ambientadas no Sertão nordestino.
b) ( ) É um longo poema em versos livres, cujo final revela o desespero e a solidão humana.
c) ( ) O personagem principal é um retirante que foge da seca, em direção ao Recife, mas só
encontra fome e morte pelo caminho.
d) ( ) A cena do suicídio do personagem principal, Severino, quando ele salta de uma ponte no
Recife, é a conclusão do poema.
e) ( ) Pode-se dividir o poema em duas partes: a viagem, que alterna monólogos do protagonista e
diálogos com os que encontra pelo caminho; e a chegada ao Recife, onde Severino depara-se com
Mestre Carpina, José, pai de um menino recém-nascido.
05. "Falo somente com o que falo:
 com as mesmas vinte palavras
 girando ao redor do sol
 que as limpa do que não é faca"
 Este é o início de um poema de João Cabral de Melo Neto, em homenagem a Graciliano Ramos.
Entretanto, a característica exaltada é comum aos dois escritores. Qual é ela? Comente-a.
06. Sobre Guimarães Rosa podemos afirmar que:
a) foi autor regionalista, seguindo a linha do regionalismo romântico.
b) inovou, sobretudo, nos temas, explorando tipos inéditos.
c) escreveu obra política de contestação à sociedade de consumo.
Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.
d) sua obra se revela intimista com raízes surrealistas.
e) inovou, sobretudo, no aspecto linguístico, revelando trabalho extremamente criativo na exploração
do potencial do idioma.
07. A obra Grande sertão:veredas, de Guimarães Rosa:
a) continua o regionalismo dos fins do século XIX, sem grandes inovações.
b) exprime problemas humanos, em estilo próprio, baseado na contribuição linguística regional.
c) descreve tipos de várias regiões do Brasil, na tentativa de documentar a realidade brasileira.
d) fixa os tipos regionais, com precisão científica.
e) idealiza o tipo sertanejo, continuando a tradição de José de Alencar.
08. A partir de 1945, segundo um critério histórico, as tendências da literatura brasileira estruturamse, configurando um quadro diferente daquele advindo de 1922 ( Semana de Arte Moderna ). Dentre
as opções apresentadas, quais as que definem a nova tendência?
 I. Anarquismo estético, justificado pela Segunda Guerra Mundial.
 II. Preocupação existencial e metafísica que se aliava ao protesto contra as circunstâncias
históricas.
 III. Volta ao metro e à rima tradicionais, ao lado de novas invenções do verso.
 IV. Busca de originalidade a qualquer preço.
 Estão corretas:
a) I , II b) II , III c) III , IV d) IV , I e) IV , II
Texto para as questões 9 e 10:
 O fragmento que segue se encontra nas primeiras páginas de A paixão segundo G.H., de
Clarice Lispector. Nelas o narrador dá início à história que vai ser contada:
 "Não tenho uma palavra a dizer. Por que não me calo, então? Mas se eu não forçar a palavra a
mudez me engolfará para sempre em ondas. A palavra e a forma serão a tábua onde boiarei sobre
vagalhões de mudez.
 Vou criar o que me aconteceu. Só porque viver não é relatável. Viver não é vivível. Terei que criar
sobre a vida. E sem mentir. Criar sim, mentir não. Criar não é imaginação, é correr o grande risco de
se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Precisarei com esforço traduzir sinais
de telégrafo - traduzir o desconhecido para uma língua que desconheço, e sem sequer entender
para que valem os sinais. Falarei nessa linguagem sonâmbula que se eu estivesse acordada não
seria linguagem."
Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.
09. Leia a seguinte relação de procedimentos formais, lingüísticos e temáticos observados na
literatura produzida pela geração de 45.
 - Metalinguagem , isto é, reflexão sobre o processo de criação literária.
 - Postura racional, antirromântica.
 - Linguagem metafórica ou poética, que relativiza os limites entre poesia e prosa.
 - Invenção de palavras novas a partir de recursos disponíveis na língua.
Qual ou quais desses itens podem ser observados no texto de Clarice Lispector? Explique.
10. A literatura geralmente é vista como comunicação e como recriação de experiências vividas. Por
que o texto de Clarice é surpreendente nesse aspecto?
11. As obras de Clarice Lispector:
a) filiam-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroínas idealizadas e mitificar a figura da
mulher.
b) definem-se como literatura feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num
universo masculino.
c) prendem-se à crítica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade
urbana em transformação.
d) exploram até as últimas conseqüências, utilizando embora a temática urbana, a linha do romance
neonaturalista da geração de 30.
e) renovam, definem e intensificam a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da
segunda geração moderna.
12. Sobre a escritora Clarice Lispector, assinale V ou F para as afirmativas abaixo:
a) filia-se ao Romantismo do século XIX, criando perfis femininos semelhantes aos de José de
Alencar.
b) aborda, de modo profundo, os graves problemas existenciais do ser humano, questionando a
própria subjetividade e a dificuldade de relacionamento entre as pessoas.
c) analisa a sociedade urbana contemporânea, utilizando a ironia na crítica de costumes.
d) utiliza uma temática já existente em alguns autores da segunda geração modernista.
e) descreve o mundo exterior em fragmentos, rompendo com a linearidade da narrativa e
recorrendo, com freqüência, à técnica do monólogo interior.
13. Qual aspecto não se pode relacionar à obra de Clarice Lispector?
a) ausência de linearidade nas narrativas;
b) aprofundamento dos aspectos psicológicos das personagens;
c) enredos recheados de momentos de ação e reviravoltas nas situações;
d) questionamento do "ser" e "estar" no mundo;
e) personagens femininas angustiadas, inadaptadas ao mundo que as cerca.
 A poesia contemporânea
 (UNICAMP - SP) O terceto a seguir é a estrofe inicial de um dos mais conhecidos poemas de
Carlos Drummond de Andrade, o Poema de sete faces:
 "Quando nasci, um anjo torto
 desses que vivem na sombra
 disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida."
( gauche : termo francês que significa, entre outras coisas, "desajeitado"; pronuncia-se "gôche" )
 Adélia Prado, inspirada nesses versos de Drummond, escreveu o poema abaixo:
 "Quando nasci um anjo esbelto,
 desses que tocam trombeta, anunciou:
 vai carregar bandeira.
 Cargo muito pesado pra mulher,
 essa espécie ainda envergonhada.
 Aceito os subterfúgios que me cabem,
 sem precisar mentir.
 Não sou tão feia que não possa casar,
 acho o Rio de Janeiro uma beleza e
 ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
 Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
 Inauguro linhagens, fundo reinos
 - dor não é amargura.
 Minha tristeza não tem pedigree,
 já a minha vontade de alegria,
 sua raiz vai ao meu mil avô.
 Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
 Mulher é desdobrável. Eu sou."
14. Transcreva duas passagens do poema de Adélia Prado que remetam diretamente aos versos
de Drummond.
15. Quais são as diferenças entre o anjo do poema de Drummond e o anjo do poema de Adélia
Prado?
16. No poema de Adélia Prado, a postura do eu-lírico frente à vida é determinada pela
apresentação do anjo. Justifique, com base no poema, essa afirmação.
17. O Concretismo brasileiro caracteriza-se por:
a) renovação dos temas, privilegiando a revelação expressionista dos estados psíquicos do poeta.
b) exploração estética do som, da letra impressa, da linha, dos espaços brancos da página.
c) preocupação com a correção sintática, desinteresse pela exploração de campos semânticos
novos.
Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.
d) descaso pelos aspectos formais do poema.
e) retomada da sintaxe discursiva do poema.
18. Não é uma vertente da poesia brasileira contemporânea:
a) Concretismo
b) Poema-processo
c) Neomodernismo
d) Poesia Marginal
e) Tropicalismo
19. Transcreve-se abaixo um poema de José Lino Grünewald:
 Forma
 Reforma
 Disforma
 Transforma
 Conforma
 Informa
 Forma
 Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da
década de 1950, no século XX.
 Considere, sobre esta fase, as afirmações seguintes:
I. a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II. à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.
III. o apelo à comunicação não-verbal exerce um papel fundamental.
 Estão corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) nenhuma
20. "Não teve gueguê nem gagá. Seu Getúlio, me compreenda uma coisa, me desça o pau
nessa corja. Eles lá muito monarcas no distúrbio e nós desboquemos pela praça Fausto
Cardoso e casquemos a lenha. Cambada de cachorro, não acha vosmecê?"
 O atual romance brasileiro, como exemplifica Sargento Getúlio, livro de João Ubaldo Ribeiro, a
que pertence o trecho acima:
a) deixando de lado a tradição regionalista brasileira, serve-se da linguagem coloquial para mostrar
a importância dos meios de comunicação de massa na eliminação das peculiaridades dos falares
locais.
b) mantendo e enriquecendo a tradição regionalista, incorpora a linguagem oral como forma de
expressão que não se dissocia da personagem e da ação.
c) tendo encontrado na temática regional um filão desconhecido do público urbano, desenvolve-a
numa linguagem que reproduz fielmente os falares locais.
d) descobrindo novas formas de expressão até agora inexploradas, incorpora-as a um registro de
linguagem de tendência clássica.
e) retomando uma fonte esquecida depois do Romantismo, volta aos temas regionais, que
documentam formas da cultura brasileira.

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