Otelo, o Mouro de Veneza é uma obra de William Shakespeare escrita por volta do ano 1603. A história gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio, e seu sub-oficial Iago. Por causa dos seus temas variados — racismo, amor, ciúme e traição - continua a desempenhar relevante papel para os dias atuais, e ainda é muito popular.
92 comentários:
Trecho: Lago:Dentro do quarto de Cássio jogarei o lenço, para que ele o venha a encontrar. As ninharias leves com o ar, para quem tem ciúmes, são verdades tao firmes como trechos da sagrada escritura.
Achei esse trecho interessante, pois Lago tenta enganar Otelo colocando um lenço de Desdêmona no quarto de Cássio para que Otelo fique com ciumes.
Aluno: Erick Bueno 1ºC
No decorrer do livro percebe-se uma traição é uma rivalidade entre os personagens.
O livro começa com um personagem chamado Iago tramando um jeito de falar para o senador q sua filha estava tendo relações com Otelo
Trecho:Brabâncio:Para abrigar-se no seio escuro e cheio de fuligem de uma coisa,como és, mas feito para susto causar do que qualquer deleite?
Achei esse trecho interessante pois mostra o preconceito que Otelo sofria
Erick Bueno 1 Ano C
No ato I; Iago fica furioso quando Otelo escolhe Micael Cássio para ser o seu tenente, pois ele nunca comandou um soldado em campo de batalha e por isso foi elegido, por ambos ter uma amizade. Contudo, alferes não satisfeito com o que lhe acontecera, vai até a casa de Brabâncio no meio da madrugada com Rodrigo, para lhe anunciar que sua digníssima filha havia sido roubada pelo mouro e naquele exato momento já haviam se desposado no qual se encontravam em um lugar chamado Albergue do Sagitário, chegando ao local o senador Brabâncio acusa Otelo de ter feito feitiços para que sua filha se cassasse com ele.
Naquele tempo, a nobreza tinha um espaço muito importante na organização da sociedade. O livro mostra uma visão de mundo em que as pessoas só valem pelo lugar onde nasceram. As pessoas acreditam que tem que cumprir suas obrigações e que valem aquilo que são perante a sociedade.Em Veneza a maioria das pessoas eram brancas e quem controlava a sociedade eram as pessoas ricas e não se admitia uma situação como a de Otelo.Quando a peça começa,Otelo já está casado com uma mulher branca, filha de um nobre. Hiago e Rodrigo começam a gritar para o pai da Desdêmona, dizendo que ela estava casada com Otelo, declarando todo o seu ódio e diz que ele raptou sua mulher. O Hiago queria o posto de assistente do Otelo, mas o mouro escolhe Cassio e ele envolve os três em uma trama pessoal. Na próxima cena, Desdêmona declara todo o seu amor a toda corte de Veneza, principalmente diante do seu pai. É importante ressaltar também, que ela vê Otelo como seu amo, seu senhor, e ele se ver como um servidor de Veneza. O outro possível ódio do Hiago é Otelo teria tido um caso com a mulher dele e Hiago percebe que Otelo não confia que o que ele faz como homem, é suficiente para viver um amor com Desdêmona. E Hiago planeja algo como provas e indícios contra Otelo, para que ele caia em uma armadilha que não possa sair.
Naquele tempo, a nobreza tinha um espaço muito importante na organização da sociedade. O livro mostra uma visão de mundo em que as pessoas só valem pelo lugar onde nasceram. As pessoas acreditam que tem que cumprir suas obrigações e que valem aquilo que são perante a sociedade.
Em Veneza, a maioria das pessoas eram brancas e quem controlava a sociedade eram as pessoas ricas e não se admitia uma situação como a de Otelo.Quando a peça começa, Otelo já está casado com uma mulher branca, filha de um nobre. Hiago e Rodrigo começam a gritar para o pai da Desdêmona, dizendo que ela estava casada com Otelo, declarando todo o seu ódio e diz que ele raptou sua mulher. O Hiago queria o posto de assistente do Otelo, mas o mouro escolhe Cassio e ele envolve os três em uma trama pessoal. Na próxima cena, Desdêmona declara todo o seu amor a toda corte de Veneza, principalmente diante do seu pai. É importante ressaltar também, que ela vê Otelo como seu amo, seu senhor, e ele se ver como um servidor de Veneza. O outro possível ódio do Hiago é que Otelo teria tido um caso com a mulher dele e Hiago percebe que Otelo não confia que o que ele faz como homem, é suficiente para viver um amor com Desdêmona. E Hiago planeja algo como provas e indícios contra Otelo, para que ele caia em uma armadilha que não possa sair.
"Otelo, o Mouro de Veneza", é um livro cuja leitura, até um determinado ponto, se mostrou interessante pelos sentimentos diferenciados que cada personagem apresenta; também deixa o leitor com curiosidade, na passagem de um ato ao outro, para saber o que poderá acontecer no decorrer da história.
MATIAS JOSÉ 1°B
Trecho: agora mesmo, neste momento,um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca.
Achei esse trecho interessante, pois mostra como Otelo sofria com preconceito.
Erick Bueno 1ºC
O livro conta a história de Otelo, um general mouro que servia o reino e Veneza. Um fato que eu achei interessante foi que Otelo casou-se escondido com Desdêmona, e ao seu pai, Brabâncio, descobrir ele fica injuriado, chega a acusar Otelo de bruxaria, em minha concepção houve um ato de preconceito, pois Otelo era negro e mesmo ele sendo um general o pai de Desdêmona não aceita o casamento.
Também tem-se a presença de Iago e Rodrigo, este primeiro guarda um ódio enorme de Otelo, pelo fato de que não foi premiado com o cargo de tenente, seu ódio é exposto quando ele vai com Rodrigo, este que em meu ponto de vista e a partir do que eu li e interpretei é apaixonado por Desdêmona, vão contar para o pai dela que ela se casou escondido com Otelo.
Iago se mostra uma pessoa muito rancorosa e vingativa, e mesmo acontecendo tudo isso ele é uma pessoa em que Otelo tem grande confiança, pois não sabe de tudo que acontece,
Outro ponto importante é a personalidade de Otelo, pude perceber que ele é um homem muito vigoroso e até invejado pelos outros, um homem verdadeiro e muito apaixonado por sua esposa.
trecho: Lago: Meu veneno já produziu alterações no mouro.
Achei esse trecho interessante, pois mostra como Lago era ruim e traiçoeiro.
Erick Bueno 1º Ano C
O livro é bem interessante, retrata a história de um homem de coloração escura chamado de Otelo, que acaba se encantando com uma mulher chamada de Desdêmona que se torna sua esposa. Mais tinha um homem que tramava o declínio do poder de Otelo para que ele se torna-se o novo general, seu nome era Iago e a história tem seu enredo a partir dos planos que o Iago forjava para derrubar Otelo.
Pelo o pouco que eu li, deu para perceber que Otelo, não é um simples livro que a professora passa para casa, Otelo tem uma trama muito mais complexa, que fala sobre algumas coisas como amor, traição e ódio, como eu falei na sala, otelo é um homem com várias histórias, que até fizeram conquistar desdêmona, sua esposa, otelo é um homem corajoso, porém sofre muito preconceito por ser negro, além de ser chamado pelo próprio livro como mouro nobre(que significa, uma pessoa que segue o islamismo, que não foi batizado, ou seja, uma pessoa diferente, estranha) além de ser o general de veneza, e seu "amigo" Iago, tem ódio de otelo, por ele ter dado o cargo de tenente para Cássio, não para Iago, e então Iago tenta separar otelo de desdêmona como forma de vingança, usando o seu próprio tenente, para separa-los.
Durante a minha leitura de Otelo ( até a primeira cena do segundo ato), pude perceber que a obra apresenta de forma bem objetiva, pessoas que são comum no meio em que vivemos, como por exemplo, Iago que não se contenta com sua atual posição, ele queria ter subido de cargo, no entanto, Cássio que é destinado a tal cargo. Com isso, Iago começa a desvalorizar Cássio, dizendo que o mesmo não está apto para a função.
Também apresenta pessoas que são facilmente manipuladas, como, Rodrigo que quando não é correspondido por Desdêmona, tentar estragar o relacionamento de Otelo com ela.
Além disso, foi apresentada uma pessoa que acredita que a cor da pele está acima de qualquer sentimento. Brabâncio chega a acreditar que a filha só poderia se casar com tal pessoa se ela estivesse enfeitiçada. Otelo, por outro lado, se mostrou como um homem de extrema calma, ao ser confrontado por Brabâncio ele não reagiu de forma rude, ele apenas chama Desdêmona para “esclarecer” tudo.
Uma personagem que chamou minha atenção foi Desdêmona, porque apesar de todo o contexto social representado no livro, ela foi em busca daquilo que ela queria; ela não deixou que nada nem ninguém traçasse seu destino, somente ela era a responsável por ele.
O livro também apresenta expressões muito ofensivas em relação a Otelo, como por exemplo, “...um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca...” e “...para abrigar-se no seio escuro cheio de fuligem de uma como és...”
O que eu mais gostei na obra foi o seu ritmo e a forma com que o autor constrói a história, a forma com que ele não precisa explicar nada, a obra vai te dando dicas para que você chegue a uma conclusão; enfim, você não é tratado como um idiota.
Um exemplo disso, é o racismo abordado no livro, nenhum dos personagens disse “Argh! Eu odeio negros, eles são inferiores, não são gente!”, você pode perceber isso quando Brabâncio encontra Otelo na página 24, em que ele se recusa a acreditar que a filha se apaixonou por ele, embora Otelo se mostre como um homem confiável e mais tarde é dito que ele possui um coração nobre é um bom homem, e além disso possui uma posição alta na sociedade, portanto não haveria motivos para Brabâncio ficar tão irritado, “Mas ele pode ter ficado assim porque não queria que sua filha fosse embora cedo”, certamente, porém, na mesma página ele diz “Quando é que uma donzela tão afável, linda e feliz, tão avessa ao casamento que chegou a recusar os melhores, mais ricos e elegantes partidos de nossa nação, quando é que ela teria abandonado seu pai protetor , correndo risco de ser motivo de zombaria geral, para aninhar-se no peito negro de uma coisa como tu...(...)”, nesse fragmento dá a entender que ele já havia tentado fazer a filha se casar várias vezes com os melhores pretendentes, então não, não era o medo de perder a filha para outro homem cedo; e por fim ele mesmo diz que preferia que Rodrigo (que possui cargo, respeito e dinheiro inferiores à Otelo) ficasse com sua filha do que o mouro.
Outro exemplo como o autor deixa tudo implícito, é quando eles vão julgar Otelo na câmara do conselho e todos os membros dão preferência a resolver o problema familiar de Brabâncio do que tratar do assunto que antes estava discutindo, a guerra e os navios bombardedos de Chipre, que era muito mais importante. Uma forma eficiente de criticar a sociedade da época.
Por se tratar de ser um texto dramático, feito para a interpretação, tudo se passa no agora, não há pausas para explicações, os personagens estão agindo, há problemas a serem resolvidos, a angústia por resolvê-los, e isso faz com que você sinta dentro da história, sinta que isso realmente está acontecendo no momento. O ritmo é próprio de um momento real;
No livro; A Tragédia de Otelo, O Mouro de Veneza apresenta um romance onde aborda o relacionamento de Otelo e Desdêmona. É possível perceber aspectos como a Inveja e preconceito.
Uma parte do livro q achei interessante é quando Brabâncio diz: " Ah, seu ladrão infame, onde escondeu minha filha? Maldito como é, deve tê-la enfeitiçado! ... "Que o mundo me julgue, se não é óbvio que você praticou contra ela encantamentos abomináveis, abusou de sua juventude delicada com drogas venenosas que enfraquecem os movimentos."
Nessa fala é bastante nítido o preconceito do Brabâncio possivelmente pela cor e por sua origem, e é também algo que vivenciamos no dia-a-dia. Pais que não permitem seus filhos (as) a namorar com outra pessoa pela cor da pele, religião e etc.
A obra Otelo é bastante atraente pela capacidade de William Shakespeare conseguir usar importantes histórias e momentos da era medivel se encaixarem na atualidade, deixando assim o livro mais interessante.
1- Uma das partes que chamou minha atenção foi a proposta que Iago fez para o Rodrigo, depois de se deparar com o despero dele por Desdemôna ( paixão ), ele coloca em ênfase várias vezes a importância do dinheiro, da luxúria, repeti a proposta inúmeras vezes e pedi para que ele a procure no outro dia pela manhã com a bolsa cheia.
2- Outro ponto interessante foi quando o pai da Desdemôna duvida da capacidade do Mouro para conquistar sua filhapor amor, acusando ele de feitiço ou algo do tipo, tendo como um dos motivos o racismo, pois antes do Mouro se envolver com sua filha, ele tinha uma grande admiração por sua honestidade romantismo, mas incapaz de se casar com Desdemôna, aliás, de conquistar ela.
3- Vale ressaltar também que a raiva de Brabâncio pelo relacionamento de sua filha com o Mouro como assim ele chamava, só aumentou pelo fato de Desdemôna ter se casado escondido e fugido com o próprio.
4- O personagem que mais chamou minha atenção foi o Iago, pela inteligência e capacidade de enganar todos, ele fingia servir a Otelo mas na verdade e se servia, causando conflitos na história.
5- O interesse de Desdemôna por Otelo foi despertado após ter escutado suas histórias de aventuras, e sentido pena de tudo que ele tinha passado.
6- Brabâncio colocava Otelo muito inferior a ele, o chamando de ladrão, Mouro, entre outros.
O que mais me chamou atenção foi o fato de que mesmo sabendo que nem todas as pessoas iria concordar com o casório, pois tratava de um casamento de um homem que era negro com uma jovem que era branca. Otelo e Desdêmona eram essas pessoas. Eles casam, porém escondido.
Quando Brabâncio descobre o ocorrido, ele começa insultar Otelo, e até mesmo diz que Otelo teria forçado Desdêmona a se casar, e devido a isso Brabâncio queria prender Otelo. Porém Otelo manda chamar Desdêmona, para dizer o porque eles casaram. Brabâncio fica chateado com o que a filha diz, mas percebendo que não teria mais volta ele respeita a escolha dela.
Outro acontecimento interessante, foi como Otelo reagiu a todos os julgamentos e insultos, onde se manteve pacífico, isto é não agiu de forma violenta. Percebi isso na cena em que Brabâncio chega com uns Oficiais com tochas e armas, para prender Otelo,em um local onde se encontrava o Otelo conversando com Iago e Cássio, todos que estavam presente desembainham as espadas menos Otelo. Depois que Babrâncio ofende Otelo, o mesmo diz: "Deitai as vossas mãos,tanto as amigas, como as vossas também. Quando é meu dever lutar, reconheço a hora. Não é o caso aqui. Onde desejas que eu vá pra responder como devo ao teu desafeto?"
Eu n gotei muito do livro por conta dele ser bem difícil de enter mais tirando isso eu conseguir ler e gostei no início do Ato1 que começa com um diálogo entre "Rodrigo e Iago"que tem uma parte que fala assim(aborrece-me demais verificar que justamente tu.)nessa parte a que chama mais a minha atenção.
No Ato2 tem uma parte também q me chamo muita atenção e essa foi a parte q eu mais gostei que é(a pergunta que o Montano faz a pergunta é"que distinguis no mar,desde essa ponta?". Aluno:Guto O. De souza. OBS:Eu tentei.
Uma vez que a narrativa mostra ao leitor temas variados e mais populares em nosso dia a dia para que haja ao final da leitura um ensino ético e moral, a mesma terá uma grande importância e continuará a ser popular!
Primeiro Ato; Cena III
Iago:"Odeio o Mouro e em todo lugar se acredita que ele fez o meu ofício nos meus lençóis. Não sei se é verdade, mas uma mera suspeita dessa natureza é o bastante para que eu me vingue, seja ela verdadeira, seja apenas uma desculpa para justificar meu ódio."
Iago quer dizer que odeia o Mouro porque suspeita que ele dormiu com sua esposa. Para Iago não importa se essa suspeita é verdadeira, ele apenas quer atingir seu objetivo que é a vingança contra Otelo.
Segundo Ato; Cena I
Iago: "Não suporto o Mouro, mas devo admitir que ele é confiável, amoroso, tem uma natureza nobre e creio que ele provará ser um bom marido para Desdêmona."
"Farei o Mouro me agradecer, ter apreço por mim e me recompensar por fazê- lo um ilustríssimo asno."
Por mais que Iago tenha ódio pelo Mouro, reconhece suas qualidades. Sabe que ele é fiel e sabe que pode provar ser um bom marido.
Como Iago disse no início do livro, ele serve Otelo para seu próprio benefício, tudo que ele faz é pensando em si.
VITÓRIA NUNES
1°ANO C
A obra Otelo é bastante atraente pela capacidade de William Shakespeare conseguir usar importantes histórias e momentos da era medivel se encaixarem na atualidade, deixando assim o livro mais interessante.
1- Uma das partes que chamou minha atenção foi a proposta que Iago fez para o Rodrigo, depois de se deparar com o despero dele por Desdemôna ( paixão ), ele coloca em ênfase várias vezes a importância do dinheiro, da luxúria, repeti a proposta inúmeras vezes e pedi para que ele a procure no outro dia pela manhã com a bolsa cheia.
2- Outro ponto interessante foi quando o pai da Desdemôna duvida da capacidade do Mouro para conquistar sua filha por amor, acusando ele de feitiço ou algo do tipo, tendo como um dos motivos o racismo, pois antes do Mouro se envolver com sua filha, ele tinha uma grande admiração por sua honestidade romantismo, mas incapaz de se casar com Desdemôna, aliás, de conquistar ela.
3- Vale ressaltar também que a raiva de Brabâncio pelo relacionamento de sua filha com o Mouro como assim ele chamava, só aumentou pelo fato de Desdemôna ter se casado escondido e fugido com o próprio.
4- O personagem que mais chamou minha atenção foi o Iago, pela inteligência e capacidade de enganar todos, ele fingia servir a Otelo mas na verdade e se servia, causando conflitos na história.
5- O interesse de Desdemôna por Otelo foi despertado após ter escutado suas histórias de aventuras, e sentido pena de tudo que ele tinha passado.
6- Brabâncio colocava Otelo muito inferior a ele, o chamando de ladrão, Mouro, entre outros.
A parte que eu mais gostei do livro começa na página 19 quando Cássio fala para Otelo que ele está sendo convocado pelo Doge para fala de Chipre e logo depois chega Iago avisando que Brabâncio e sua tropa estava por chega,ele vinha para trata de sua querida filha,pois ele ficou inconformado como sua filha tão formosa e terna,tinha se casado com um homem de classe e raça diferente,por mais que Brabâncio adimirasse Otelo,ele ainda teve preconceito,e essa cena tem muita relação com os dias de hoje várias pessoas se casam por dinheiro e esquecem do amor e ainda existe preconceito de alguns na sociedade em relação a cor e a classe social
"Aquele que desperdiça seu tempo da dor, rouba a si mesmo" Essa é uma das falas do Durque ao Brabâncio, que fica chateado ao saber o rumo que a filha decide toma. Pode-se fazer uma pequena comparação aos dias atuais, onde se tem muitas pessoas que se apegam, quanto ao afeto, quanto a bens materiais, que passam tempo queixando da tal dor que esta a sentir, podendo lavar ate a depressão, suicídio, entre outros fatores.
Ana Vitória Alves de oliveira. 1 SÉRIE B
A história se passa como inveja.
Otelo era um soldado negro que conquistou o coração da filha do brabancio mas o Iago e Rodrigo tentam enpedir
Livro muito bom com muitos personagens e com a história parecida com realidade
A história se passa como inveja.
Otelo era um soldado negro que conquistou o coração da filha do brabancio mas o Iago e Rodrigo tentam enpedir
Livro muito bom com muitos personagens e com a história parecida com realidade
Na obra de Shakespeare o que me chamou a atenção foi o preconceito de Brabâncio com Otelo. Quando sua filha se casa e foge com o mouro, o senador o acusa de a enfeitiça-lá. Mas Brabâncio gostava de Otelo, que era até convidado para sua casa e sempre perguntado sobre as histórias de sua vida. Desdêmona era interessada nas histórias, mas só escutava trechos, até que Otelo teve tempo e lhe contou sua história que a deixou emocionada e apaixonada.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a personalidade manipuladora de Iago, ele conveceu Cássio a beber vinho para que ficasse embriagado e após se envolvendo em uma briga com Rodrigo. Iago fez isso para Otelo tirar o cargo de Cássio pelo mau comportamento. Após Cássio perder seu ofício Iago o manipula para que no outro dia ele vá pedir a Desdêmona seu cargo de volta.
Primeiro Ato; Cena III
Iago: "Odeio o Mouro e em todo lugar se acredita que ele fez o meu ofício nos meus lençóis. Não sei se é verdade, mas uma mera suspeita dessa natureza é o bastante para que eu me vingue, seja ela verdadeira, seja apenas uma desculpa para justificar meu ódio."
Iago quer dizer que odeia o Mouro porque suspeita que ele dormiu com sua esposa. Para ele, não importa se essa suspeita é verdadeira, ele apenas quer atingir seu objetivo que é a vingança contra Otelo.
Segundo Ato; Cena I
Iago: "Não suporto o Mouro, mas devo admitir que ele é confiável, amoroso, tem uma natureza nobre e creio que ele provará ser um bom marido para Desdêmona."
"Farei o Mouro me agradecer, ter apreço por mim e me recompensar por fazê- lo um ilustríssimo asno."
Por mais que Iago tenha ódio pelo Mouro, reconhece suas qualidades. Sabe que ele é fiel e sabe que pode provar ser um bom marido.
Como Iago disse no início do livro, ele serve Otelo para seu próprio benefício, tudo que ele faz é pensando em si.
Vitória Nunes 1°C
A história de Shakespeare conta a história de Otelo, também chamado de O Mouro que graças as suas historia de aventura que demonstraram sua bravura e coragem conseguiu conquistar o amor da filha de Barbace, Desdemona
Iago(possivelmente o vilão da historia) tenta se vingar de Otelo apos o mesmo não telo dado uma promoção de cargo, e para realizar isso, ele revela a Cassio(Que também amava Desdêmona) sobre o casamento secreto feito entre ela e Otelo acusando Otelo de ter usado feitiçaria para hipnotizar Desdêmona diferente da realidade ja que Otelo a conquistou com suas historias
Ao saber disso Iago vai ate Brabancio(Pai de desdemona) para relatar o ocorrido e logo eles levam Otelo a julgamento e lá percebem que na verdade Otelo conquistou o amor de Desdemona com sua historia e não com feitiçaria ou drogas
No livro é possivel perceber um grande racismo para com Otelo em partes como "Um velho bode negro esta cobrindo vossa ovelha branca" ou como a aceitação do casamento entre Otelo e Desdêmona foi algo muito dificil pois para eles era impossivel alguém "inferior" como Otelo se casar com alguém "superior" como Desdêmona, entre outras diversas partes onde o racismo fica evidente no livro
O livro lembra muito a história de Romeu e Julieta onde duas pessoas de classes distintas tem um amor proibido pela sociedade entre si em que tem muitas dificuldades para que seu amor seja aceitado
obs: Não sei ao certo se esse tipo de história de amor proibido é algo ja comum nos livros de Shakespeare mas pela semelhança pode-se deduzir que já é algo comum entre alguns livros de Shakespeare
Obs 2: A linguagem do livro é um tanto que complicada para leitura e não somente a linguagem mas a forma como o texto esta escrito em forma de peça teatral para min dificulta a leitura mas ao mesmo tempo gera uma possibilidade maior de imaginar como seria as cenas acontecidas como em um filme
A história de Shakespeare conta a história de Otelo, também chamado de O Mouro que graças as suas historia de aventura que demonstraram sua bravura e coragem conseguiu conquistar o amor da filha de Barbace, Desdemona
Iago(possivelmente o vilão da historia) tenta se vingar de Otelo apos o mesmo não telo dado uma promoção de cargo, e para realizar isso, ele revela a Cassio(Que também amava Desdêmona) sobre o casamento secreto feito entre ela e Otelo acusando Otelo de ter usado feitiçaria para hipnotizar Desdêmona diferente da realidade ja que Otelo a conquistou com suas historias
Ao saber disso Iago vai ate Brabancio(Pai de desdemona) para relatar o ocorrido e logo eles levam Otelo a julgamento e lá percebem que na verdade Otelo conquistou o amor de Desdemona com sua historia e não com feitiçaria ou drogas
No livro é possivel perceber um grande racismo para com Otelo em partes como "Um velho bode negro esta cobrindo vossa ovelha branca" ou como a aceitação do casamento entre Otelo e Desdêmona foi algo muito dificil pois para eles era impossivel alguém "inferior" como Otelo se casar com alguém "superior" como Desdêmona, entre outras diversas partes onde o racismo fica evidente no livro
O livro lembra muito a história de Romeu e Julieta onde duas pessoas de classes distintas tem um amor proibido pela sociedade entre si em que tem muitas dificuldades para que seu amor seja aceitado
obs: Não sei ao certo se esse tipo de história de amor proibido é algo ja comum nos livros de Shakespeare mas pela semelhança pode-se deduzir que já é algo comum entre alguns livros de Shakespeare
Obs 2: A linguagem do livro é um tanto que complicada para leitura e não somente a linguagem mas a forma como o texto esta escrito em forma de peça teatral para min dificulta a leitura mas ao mesmo tempo gera uma possibilidade maior de imaginar como seria as cenas acontecidas como em um filme
A trama toda se baseia nas artes e manhas de Iago porque ele era falso enganador mentiroso e manipulador ele sente muita raiva de Otelo pelo fato dele ser negro e possui uma posição mais alta que a sua que era um general mouro que serve o reino de Veneza e naqueles tempos os negros não aviam inclusão social tão grande como hoje.
Iago inventa mentiras fazendo com que Rodrigo que já era apaixonado por Desdêmona a conquista-se com palavra carinhosas. Iago fala para Desdêmona que Otelo era infiel a ela para se vingar dele. Brabancio não aceita o fato de sua filha casa com Otelo pelo fato dele ser negro. Ele acusa Otelo de usar bruxaria para conquista-lá ele haveria conquistado ela por apenas fatos heróicos.
O trecho que achei interessante é: " Oh Deus! terem os homens o inimigo da própria boca, para roubar-lhes o cérebro ! Construir para nos alegria , prazer, divertimento e júbilo isso de nos transformando em brutos!"., pois representa que dependendo da situação o homem pode utilizar o poder da palavra e se torna um homem mais rudimentar, brutos e irracional
Pablo 1°C
No 1 ato mostra Otelo que consauitou o coração de uma Dama de alto escalão, onde o mesmo tinha escolhido Cássio para ser seu tenete e Iago seu subtente, assim Iago era apaixonado Desdemona e acusa Otelo e se pronucia a Branbancio onde manda seus mensageiros atrás de Otelo, mas assim após testemunho de Desdemonio ao dizer que se não tinha sido forçada pelo Otelo, se pronunciam noivos
Pablo 1°C
“ põe-lhe veneno na alegria; o nome dele proclama pelas ruas“ Essas palavras foram ditas por Iago, em uma conversa com Rodrigo, após não ser o escolhido para virar tenente, mas sim Cássio e acreditando que essa escolha foi levada em consideração a a amizade que Otelo tinha com o mesmo, então Iago se junta com Rodrigo ( que tinha raiva por Brabâncio não deixá-lo namorar a sua filha) e vai a casa de Brabâncio falar que sua filha está saindo com o Mouro (Otelo), fazendo o mesmo se decepcionar com sua filha e com Otelo na qual tanto admirava, ao descobrir que eles se casaram sem a sua permissão. Essa parte eu achei muito interessante, como o Iago passa de uma boa pessoa e faz varias intrigas entre os personagens para ter o que deseja, isso ocorre com frequência na atualidade, as pessoas mostram as vezes algo que elas não são.
Thayelle Santana 1C
Um dos personagens da trama que me deixou intrigada foi Rodrigo, um personagem relativamente fraco e sem personalidade que foi manipulado por Iago muito fácil, e pode relacionar esse personagem com os homens que não são correspondido nos dias de hoje,que querem se matar como Rodrigo que desejou se afogar, só não faz isso porque é convencido por Iago a ajuda-lo no plano, ou simplesmente querer destruir a vida da pessoa que diz amar, e não deixa que ela viva feliz com outra pessoa.
Na cena II, do 1 ato.
*Quando Brabancio encontra Otelo, e o confronta. Acusa Otelo de feitiçaria e bruxarias, e quer que Otelo, seja preso por isso.Mas não passa por nenhum momento pela cabeça de Brabancio que sua filha possa ter se interessando de verdade por Otelo. E Brabancio deveria gostar e aceitar que sua filha tenha escolhido se casar com um homem honrado e de posição, e ele conhece bem Otelo já que o mesmo jantava varias vezes em sua casa, mas percebe que Brabancio prefere Otelo como amigo do que como genro, isso com certeza se dar pela cor da pele de Otelo.
*O fato de Desdêmona ter se casando com Otelo. Aparenta que Desdêmona ama mais o que Otelo viveu e suas aventuras, do que ele mesmo. E talvez as situações que Otelo passou Desdêmona não possa viver, por esta em uma época tão tradicional e por ser mulher.
Letícia Betânia, 1 B
“Dei-te um beijo antes de te matar. Só me restava morrer beijando a quem eu tanto amara.” Essas são as últimas palavras de Otelo após acreditar nas faças de Iago pensando que Desdêmona o traiu e decidido matá-la enforcada “Assassino honrado, se assim vos aprouver, porque fiz tudo pela honra, não por ódio” disse o mesmo após a morte da sua amada e antes de saber que tudo foi parte da armação de Iago e ao descobrir, ele matou se em frente ao corpo de Desdêmona beijando-a como deu-lhe o seu seu último beijo na hora da sua morte, isso nos faz refletir que nem sempre confiamos nas pessoas que realmente nos amam e as vezes preferimos acreditar em provas reais do que no amor e não é toda vez que podemos voltar a trás quando à arrependimento.
Thayelle Santana 1C
O livro se inicia com uma trama já armada, pois acontecimentos adversos ocorrera antes da primeira cena. Assim o contexto se dá por um pai ao receber a notícia vinda de Iago e Rodrigo no qual revela o paradeiro de sua filha. Desdêmona é tida pelo pai como pura e intocável, deixando a brecha que é preferível o fato da sua Amada primogênita está inteiriçada com obras do Mouro do que aceitar a realidade.
Adiante, é revelado a presença de Otelo, fazendo o mesmo provar sua honrar a cada instante, pois o que estava em jogo era seu amor, e sem aquela donzela, pouco adiantaria o cargo militar ou a vida. Porém, Brabâncio somente acusa o homem negro, o difama, sem réplica alguma, portanto a uma forma de parar com aquela situação simultânea de agressão e defesa, foi a intervenção da "causadora" de tudo aquilo. Ela se pronuncia e dali em diante a conversa não se prolonga muito.
Contudo, a história só é iniciada para que o resto do enredo o complete, dando a trama, pitadas de inveja, amor, vontades mundanas, coragem, e complementa com o fato determinante, o racismo da época contra negros.
Após essa entrada ao livro, é mostrado a personalidade dos personagens, seus interesses, a limitações de cada um. Principalmente Iago, personagem que visa Maquiavel em sua trajetória, tudo feito por ele, é para o próprio bem, é o que difere do termo Maquiavel( a intuição era o governo, fazer o que for preciso pra manter-lo forte). O homem que é rude com as mulheres, desprovido de sabedoria, mas que sabe a necessidade das pessoas e joga isso contra elas, prometendo algo que nunca é alcançado, formando mentiras utópicas.
A obra de Shakespeare, primeiramente se mostra uma historia simples de se compreender, porem, o tipo de linguagem utilizada dificulta em algumas partes seu entendimento tento de reler algumas vezes, mas essa linguagem enriquece ainda mais a obra.
A trama coloca em explicito o racismo,focando no protagonista Otelo que por ser negro se tornou "o Mouro" e em vários trechos do livros Otelo sofre em relação a sua etnia, como no trecho em que Iago em uma conversa com Brabáncio refere-se a Otelo como "Bode preto e velho" e "Cavalo Berbere", mas o mesmo não se deixa abalar pelo preconceito contra o mesmo na obra, Porém esse não é o foco da obra mais sim o relacionamento do Mouro e Desdêmona que começou de forma violenta como dito na obra, já que Desdêmona apaixona-se pelas historias contadas iniciando um relacionamento que não é aceito pelos demais personagens.
É importante ressaltar o personagens Iago que apesar de ser considerado Vilão e traidor sua forma de manipulação e elaborar planos vai além do clichê de vilões que já conhecemos e é o personagem que eu particularmente mais gosto.
Esses são os aspectos que acho que se deve dar mais foco na obra.
ASS: Felipe Leite Barreto 1°A
trecho : Dentro do quarto de Cássio jogarei o lenço, para que ele o venha a encontrar. Nesse trecho destaca-se o personagem “Iago”
Destaquei esse trecho pois o Iago diz que iria jogar o lenço da Desdemona no quarto de Cássio para que Otelo ver se e interpreta de uma forma errada , e achar que Desdemona estava tendo um caso com Cássio , com isso Otelo passaria a tirar o cargo de Cassio e passaria para Iago .
Durante a leitura desse trecho percebe-se uma certa inveja de Iago com o Cássio que no caso era um matemático .
O livro otelo conta uma historia de um mouro negro por isso ele era falado pelos outros. Iago falou " Agora mesmo, neste momento, um velho bode negro esta cobrindo vossa ovelha branca." Quando Otelo promove cassio como tenente Iago ficou com raiva e descidiu se vingar dele, entao falou para Brabancio que sua filha Desdemona tinha fugido para casar - se com Otelo. Mas Brabancio gostava de Otelo como mouro ou amigo mas nao como marido de sua filha, talvez por ele ser negro.Quando Iago fala de uma forma rude desvalorizando a Mulher de uma forma de que a Mulher sendo bonita e arruma um filho.
Kayllane Campos 1°B
A partir da leitura do livro, pude perceber que havia um grande preconceito a respeito de Otelo, o general Mouro que servia Veneza, porém esse racismo todo só foi exposto após Brabâncio, pai de Desdemona, está que se casou com Otelo, descobriu o casamento dos dois, com esse casamento também podemos fazer uma relação com os casamentos que vemos atualmente, em que muitas vezes os pais não aceitam os noivos que as filhas escolhem por amor verdadeiro, e simplesmente querem tomar essa decisão por elas.
A obra "Otelo,o Mouro de Veneza" contém trechos que chamam a atenção do leitor como "Agora mesmo,nesse momento, um velho bode negro está cobrindo vossa filha branca, nesse trecho é perceptível um ato de racismo na fala de Iago visto que refere-se a Otelo como "bode negro".Outro trecho é a fala de Iago quanto a Desdêmona "Um pudim celeste!"
Gustavo Yuri 1B
Otelo é uma obra de Shakespeare que conta a história de um “mouro” de Veneza. A história se passa na Itália, e dá para perceber logo no 1º ato do livro uma rivalidade dos personagens. O personagem que mais me chamou atenção foi sem dúvida Iago, um personagem vingativo que só pensa em status. Existe um ódio muito grade dentro de Iago por Otelo porque ele promoveu Cássio ao posto de tenente. Esse ato deixou Iago muito ofendido, pois Iago acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto do primeiro" e não por amizades.
Além de rivalidade e hierarquia existia amor dentro da história, Rodrigo um jovem que faria de tudo para conquistar o amor de sua vida Desdêmona, até mesmos querer se matar quando descobre que Brabâncio aceitou o relacionamento de Otelo com Desdêmona:
"RODRIGO - Iago!
IAGO - Que disseste, nobre coração?
RODRIGO - Que imaginas que eu vou fazer?
IAGO - Ora, deitar-te e dormir.
RODRIGO - Vou imediatamente afogar-me.
IAGO - Bem; se fizeres tal coisa, nunca mais te terei amizade. E por que isso, meu tolo?
RODRIGO - E tolice viver quando a vida é um tormento, dispondo nós da prescrição de morrer, quando a morte é nosso médico".
Existe também um preconceito muito grande contra Otelo por ele ser negro, Brabâncio acusa ele por feitiçaria pôr a filha dele ter se apaixonado por ele "DOGE - Que foi que houve?
BRABÂNCIO - Oh! Minha filha! Minha filha!
DOGE E SENADORES - Morta?
BRABÂNCIO - Sim, para mim. Foi seduzida, foi-me roubada, corrompida por feitiços e drogas adquiridas de embusteiros. Para que se desgarre a natureza por modo tão absurdo, sem que seja nem defeituosa, coxa dos sentidos, nem privada de vista, é necessário que haja feitiçaria".
Otelo um mouro de Veneza como grande parte das obras de tragedia de William Shakespeare desde seu primeiro Ato já nós trás um grande impacto com a forma em que o autor escancara o preconceito racial desde as primeiras falas trocadas entre os personagens Iago e Rodrigo
"Já tereis visto por ai bastantes sujeitos obsequiosos, de flexíveis joelhos que, apaixonados pela própria escravidão, o tempo que todo gastam como o asno do amo, só pela comida; e quando ficam velhos: despedidos. Chicote nessa gente muito honesta!". A parti dessa ira de Iago pelo personagem principal se desengata toda a trama, por ser um personagem manipulador e engenhoso Iago expõe o romance que acontece entre Otelo e Desdêmona ao pai da moça, que se vê em uma situação desconfortável e intensa, deixando seus nervos a flor da pele Brabâncio leva o caso ao conselho,acusando o mouro de cometer bruxaria por considerar sua filha inocente e incapaz de se apaixonar por um homem que apesar de exercer um posto importante perante a sociedade não deixava de possuir uma pele negra. Brabâncio deixa bem claro desde o início do livro que está incrédulo com tamanho ocorrido "Para que se desgarre que natureza por modo tão absurdo, sem que seja nem defeituosa, coxa dos sentidos, nem privada de vista, é necessário q haja feitiçaria". E assim se da início a um enredo de um romance que busca trazer valores humanos como os dramas sociais além de mostrar sentimentos como inveja, rancor, paixão... De uma forma que gere interesse no leitor.
Otelo um mouro de Veneza como grande parte das obras de tragedia de William Shakespeare desde seu primeiro Ato já nós trás um grande impacto com a forma em que o autor escancara o preconceito racial desde as primeiras falas trocadas entre os personagens Iago e Rodrigo
"Já tereis visto por ai bastantes sujeitos obsequiosos, de flexíveis joelhos que, apaixonados pela própria escravidão, o tempo que todo gastam como o asno do amo, só pela comida; e quando ficam velhos: despedidos. Chicote nessa gente muito honesta!". A parti dessa ira de Iago pelo personagem principal se desengata toda a trama, por ser um personagem manipulador e engenhoso Iago expõe o romance que acontece entre Otelo e Desdêmona ao pai da moça, que se vê em uma situação desconfortável e intensa, deixando seus nervos a flor da pele Brabâncio leva o caso ao conselho,acusando o mouro de cometer bruxaria por considerar sua filha inocente e incapaz de se apaixonar por um homem que apesar de exercer um posto importante perante a sociedade não deixava de possuir uma pele negra. Brabâncio deixa bem claro desde o início do livro que está incrédulo com tamanho ocorrido "Para que se desgarre que natureza por modo tão absurdo, sem que seja nem defeituosa, coxa dos sentidos, nem privada de vista, é necessário q haja feitiçaria". E assim se da início a um enredo de um romance que busca trazer valores humanos como os dramas sociais além de mostrar sentimentos como inveja, rancor, paixão... De uma forma que gere interesse no leitor.
Na narrativa acredito que o personagem que mais chama a atenção é o Iago o sub-oficial de Otelo, que pelo que vemos não aceita a sua posição abaixo do Mouro.
Também é possível ver muitas partes da história que apresentam racismo e machismo, uma dessa é que ocorre em Chipre num diálogo entre Desdêmona e Iago, em que ele elogia Desdêmona, ao mesmo tempo em que a julga.
Apesar da linguagem um pouco complicada, a história segue de um jeito bem interessante e mesmo sendo um livro antigo sua historia consegue ser bem "atual".
Carla Carvalho 1°A
A obra retrata uma mistura de amor e ódio,amor esse que foi exposto com o casamento de Otelo e Desdêmona e também no momento em que eles falam coisas bonitas e românticas um para o outro demonstrando todo o amor que sentem.
O ódio fica por conta do desentendimento que ocorre com brabâncio,pai de Desdêmona,no momento em que descobre o casamento.
Brabâncio mostra que não aceita que sua filha se case com um negro, não importa em qual patamar esteja trazendo assim um certo momento de preconceito racial.
João Rickelme 1°B
Da leitura que eu realeziei dos dois atos do livro Otelo, quero destacar duas passagens da obra. No primeiro ato, na primeira cena algo que achei mais interessante, foi o julgamento precipitado que Brabâncio, pai de Desdemônia, faz em relação a Otelo o Mouro de Veneza, ele o acusa de ter feito feitiçaria, para que sua filha tivesse saído de casa para ficar com Otelo. Ele afirma que sua filha foi roubada, seduzida e corrompida por feitiços e drogas. Na minha opinião esse julgamento que é feito por Brabâncio é muito comum e semelhante ao que muitos pensam sobre as pessoas que são negras, pra mim ele pensou que Otelo havia feito feitiçaria ou até mesmo prendido sua filha, justamente pelo preoconceito e a ideia padronizada e precitada que muitos tem na cabeça sobre os negros. Brabâncio fica muito surpreso e mostra-se descontente, quando ouve de sua filha que ela agora pertencia ao seu marido Otelo.
No segundo ato, uma passagem que se pode destacar é quando Cássio se deixar levar pela conversa de Iago, que acaba convencendo-o a beber, que logo depois fica um pouco embriagado. Pode-se relacionar essa passagem com os dias de hoje, em que muitos se deixam levar pela conversa de convencimento que as pessoas fazem, isso acontece principalmente com os jovens que são convencidos e influenciados para beber, usar drogas entre outras coisas.
Achei muito interessante essas duas partes, pois com elas pude relacioná-las com o que acontece nos dias de hoje.
O livro Otelo é muito interessante e tem uma linguagem muito difícil que dificulta o entendimento no começo, a obra fala de amor, ódio, inveja, racismo que são coisas que estão muito presente no nosso dia a dia.
Um trecho que me chamou muito a atenção foi quando Brabâncio falou " Estado que do leito me tiraram a esta hora; os interesses gerais me importam pouco, pois a minha mágoa particular é de tal modo transbordante e impetuosa que em seu curso submerge e absorve todas as tristezas sem se alterar nada" pois tem muito em comum com o que está acontecendo hoje, que é os políticos que não se preocupa com o povo e querem usar as leis para benefício próprio, deixando de lado a razão .
Outra parte foi quando Brabâncio cometeu racismo quando alegou que a filha estava sobre o efeito de magia ou de drogas pois não queria aceitar que a filha se apaixonou pelo Otelo e disse que ele não tem capacidade de conquistar sua filha pelo fato de ser negro.
Andresson Cleber 1°C
O personagem que mais me chamou atenção durante a leitura dos dois primeiros atos foi,Iago,pois é um personagem que tem duas "personalidades".Se mostrando uma pessoa boa e confiante na frente de Otelo,mas por trás um ser ruim é traiçoeiro.Esse ódio todo por Mouro,vem de um pensamento racista,em que não aceita um negro está em um cargo tão alto na sociedade e ele "branco" está em um cargo baixo.Assim me chamando a atenção uma parte específica da trama,no qual Iago se junta a Rodrigo(um homem apaixonado por Desdemona,mas com o amor não correspondido,e por isso queria fazer algo para estragar o romance de Otelo e Desdemona)e arruma uma forma de estragar com a vida de Cássio,o tenente(um cargo bom na sociedade da época),para que pudesse ocupar seu cargo.Dessa forma os dois embebedam Cássio que acaba brigando com Rodrigo e machucando Montano(governador de chipre),fazendo com que Mouro se revolte contra a ele.
Lara Carvalho Filgueiras
1A
O personagem que mais me chamou atenção durante a leitura dos dois primeiros atos foi,Iago,pois é um personagem que tem duas "personalidades".Se mostrando uma pessoa boa e confiante na frente de Otelo,mas por trás um ser ruim é traiçoeiro.Esse ódio todo por Mouro,vem de um pensamento racista,em que não aceita um negro está em um cargo tão alto na sociedade e ele "branco" está em um cargo baixo.Assim me chamando a atenção uma parte específica da trama,no qual Iago se junta a Rodrigo(um homem apaixonado por Desdemona,mas com o amor não correspondido,e por isso queria fazer algo para estragar o romance de Otelo e Desdemona)e arruma uma forma de estragar com a vida de Cássio,o tenente(um cargo bom na sociedade da época),para que pudesse ocupar seu cargo.Dessa forma os dois embebedam Cássio que acaba brigando com Rodrigo e machucando Montano(governador de chipre),fazendo com que Mouro se revolte contra a ele.
Lara Carvalho Filgueiras
1A
"Otelo" é um livro que relata um pouco da vida de um general negro que se apaixona por Desdêmona, uma mulher rica, filha de um senador. Desdêmona e Otelo se casam em segredo, porém Brabâncio (o pai dela) descobre através de Iago e Rodrigo. Brabâncio não aceita e acusa Otelo até de feitiçaria, porém a própria Desdêmona confirma que ela casou por amor. Podemos encontrar muitas dessas coisas na realidade, por mais que não existam os casamentos arranjados, os pais sempre querem que seus filhos casem com uma pessoa rica, de família nobre, para que tenha um melhor sustento, independente se existe amor, ou não.
Outra coisa que podemos observar,é e a raiva, inveja que vem da parte de Iago, que não aceita que Otelo não o nomeou para o cargo de tenente. E é apartir daí que Iago se revolta e tenta fazer de tudo para estragar a vida de Otelo e Cássio (que foi quem ficou com a posição de tenente).
O personagem Iago é muito interessante,pois ele retrata muitos sentimentos (mesmo que ruins) das pessoas de hoje.
Geovanna Viana, 1°B
Otelo é uma das obras mais renomadas do autor William Shakespeare. A peça teatral é datada em torno dos anos de 1603 e 1604. Nela, conhecemos a história de Otelo, um general veneziano que se casa com Desdêmona, filha de um senador muito admirado em Veneza. A peça inicia com Iago, suposto amigo de Otelo e aferes do mesmo, armando um plano para que descobrissem o casamento de Desdêmona com o Mouro de Veneza. Todo o ódio de Iago pelo protagonista da peça é adquirido no momento em que Otelo não o nomeou como tenente
Para mim, um dos personagens que apresenta um maior destaca no enredo é Iago, especificamente por sua inteligência, esperteza e a capacidade de conseguir manipular todos em prol de si, ganhando então, todas as coisas que desejas. É o personagem que apresenta mais características marcantes
A obra é muito cativante e fascinante, especialmente pelo fato de que por mais que trama seja escrita por volta do século XVII, ela apresenta aspectos de coisas que vemos em nosso cotidiano como a inveja de Iago por Otelo; o racismo de alguns por conta da cor de pele do general de Veneza; a habilidade de Iago por fazer com que todos pensem o que ele quer.
Camila 1ºC
General mouro (Otelo) se entra em alto mar de Veneza à ilha Chipre, onde ver os turcos naufragar em uma tempestade. O mouro tinha em cássio um grande amigo e representante maior do seu exercito, Cássio por si tinha muita admiração pelo general e também por sua esposa Desdêmona, Iago um oficial ciumento por não ter sido o escolhido pelo otelo usa da sua ardilosa lábia como mal caráter percebido na pagina (42 e 43) quando descreve as mulheres com ´desprezo` excerto sua admirável desdêmona. Para fazer com que mouro acredite em um relação amorosa entre Cássio e desdemona.
Luis Felipe
1 Ano B
Iago um oficial ciumento por não ter sido o escolhido pelo otelo usa da sua ardilosa lábia como mal caráter percebido na pagina (42 e 43) quando descreve as mulheres com desprezo excerto sua admirável desdêmona. Para fazer com que mouro acredite em um relação amorosa entre Cássio e desdemona . Como conclui o ato do ll, cena 1 onde ele confessa sua também admiração pela desdemona, porém faz o mouro acreditar no relacionamento entre seu amigo e a sua esposa que fica cego de ciúmes a ponto de apresentar certas loucuras.
Luis Felipe 1 Ano turma B
No livro Otelo,o personagem que me chamou mais atenção foi Iago.Sua inteligência,sua astúcia e a forma como ele arquitetou o seu plano são surpreendentes.Iago tinha raiva de Otelo porque ele havia nomeado Micael Cássio como tenente porém,Iago acreditava ser mais capaz de exercer o cargo.Desde a primeira cena do Ato I,é possível perceber como seu plano é calculado e executado com cuidado.Iago consegue manipular todas as pessoas,inclusive Rodrigo,quem ele usa para para ajudá-lo em seu plano contra Micael Cássio,dizendo a ele que,se Cássio for deposto,ele poderá executar seus desejos;como no trecho:"IAGO:(...)Ficai de guarda hoje à noite;eu mesmo vos indicarei o ponto.Cássio não vos conhece;não ficarei muito longe.Arranjai oportunidade de irritar Cássio,ou falando-lhe muito alto,ou transgredindo suas determinações,ou por qualquer outro meio que a ocasião vos sugerir.(...)Ele é violento e se encoleriza com facilidade,podendo acontecer que vos bata. Provocai-o,para que ele faça isso mesmo,pois pretendo valer-me desse pretexto,justamente,para amotinar o pessoal de Chipre,cuja pacificação só poderá ser restabelecida com a destituição de Cássio.Desse modo,encurtareis o caminho de vossos desejos,graças aos meios que eu arranjar para promovê-los(...)-página 55."
Ele consegue fazer Cássio se irritar e agredir Rodrigo,como consequência,Cássio é deposto de seu cargo.Mas,sabendo que o mouro poderia restituir a Cássio o seu lugar,Iago arquiteta outro plano para que Otelo acredite que Dêsdemona,sua esposa,estava o traindo com Cássio.Iago sabia que se o mouro acreditasse nisso,Cássio nunca teria seu cargo de volta,e que ele ocuparia o cargo de tenente.Então,com a ajuda de sua esposa Emília,Iago pega o lenço de Desdêmona,que ela havia ganhado de Otelo,e o coloca no quarto de Cássio,para que o mouro acredite que se o lenço estava lá,havia algo entre os dois;como no trecho"IAGO:(...)Dentro do quarto de Cássio jogarei o lenço,para que ele o venha a encontrar.(...)Meu veneno já produziu alterações no Mouro(...)"-páginas 98 e 99. Como Iago já tinha feito com que o Otelo visse Cássio conversando com Dêsdemona,o sumiço do lenço dela deixou o Mouro ainda mais irritado e duvidoso.
E o mais impressionante é que,mesmo sendo o responsável por toda essa contenda,Iago ainda consegue se passar por inocente e honesto;como nos trechos:CÁSSIO"Boa noite,honesto Iago"-página 74;OTELO"Sei disso;e por saber quanto és honesto(...)"-página 88.
-Esther Naielly da S.Mendes 1°C
Cena III - "BRABÂNCIO - Uma joven tão timida, de espirito tão sossegado e calmo, que corava de seus propios anseios! E a despeito da natureza, do pais, da idade,do credito, de tudo, apaixonar-se do que de olhar, tão-só, a apavorava! Só um juízo coxo e falho é que afirmara que desviar-se a saúde poderia das leis da natureza. É necesario que as infermais astucias admitamos, quanto tal coisa ocorre. Por tudo isso, de novo afirmo que, com algum composto de influência sobre o sangue, ou beberagem enfeitiçada para tal efeito, ele sobre ela atuou."
eu achei essa parte bem complexa pelo fato do pai de Desdemona nao acreditar que a filha que era tímida e sossegada ter se apaixonado por um negro.Achando que a filha poderia estar sobre enfeito de alguma feitiçaria feita por Otelo.
O livro é baseado nas traições que iago faz a otelo, o preconceito e na intensa paixão de Desdemona e otelo.
Amanda gabriely 1 ano A
A tragédia era o gênero mais popular para os gregos, pelo fato deles acreditarem na "cartase" ou seja, purificação da alma. Com a obra de Shakespeare, Otelo; não foi diferente, trata de sentimentos defeituosos humanos como ciúmes, ódio e vingança sentidas pelos personagens, mas especificamente por Iago, personagem que desenrola a narrativa toda espalhando mentiras, fazendo até o Mouro de Veneza (Otelo) matar sua mulher (Desdêmona), fato ocorrido no desenrolar da trama. Salienta-se também o atos de preconceito sofrido por Otelo, por ser negro e bem sucedido, coisa que era considerado como "anomalia" na idade média, não havia a inclusão dos negros, coisa que até no século XXI encontra-se em debate. Sobre meu ponto de vista e gosto, Shakespeare me surpreende mais uma vez, pela linguagem e enredo, fazendo-me refletir sobre o dia a dia, ainda mais por apresentar Otelo (no ato I e II) um personagem que sofre, contudo não desiste, continuando assim de cabeça erguida. Enfim, uma obra muito boa e que terminando este comentário voltarei a ler, então xau, xau.
Thiago Kennedy, 1° A
O trecho:OTELO - O pai dela me amava; convidou-me muitas vezes, fazia-me perguntas sobre a história de toda a
minha vida, ano por ano, prélios, cercos, lances por que passara. E narrava-lhe tudo, desde os dias de
minha infância, até o momento em que ele me mandara falar, enumerando-lhe situações perigosas,
acidentes no mar e em terra, em tudo emocionantes, como salvei a vida por um fio, na brecha perigosa,
como fora pelo insolente imigo aprisionado, vendido como escravo, e de que modo, depois, me resgatara,
e dos sucessos que em minhas viagens a esses se seguiram, quando, então, lhe falava de cavernas
descomunais, rochedos escabrosos, ilhas desertas, montes cujos picos no céu iam tocar. E assim por
diante, no mesmo tom dos canibais falava, que uns aos outros se comem, de antropófagos e de homens
com cabeça sob os ombros. Para isso ouvir, Desdêmona se achava sempre inclinada; mas os afazeres da
casa muitas vezes a obrigavam a se afastar, o que ela quase sempre depressa arrematava, porque viesse
novamente, com ávidos ouvidos, devorar meu discurso. Percebendo-o, da hora me aproveitei e encontrei
meios de lhe arrancar a súplica ardorosa, para que lhe contasse sem rodeios as minhas aventuras, cuja
história só por partes ouvira, desconexas. Fiz-lhe a vontade; e muitas vezes pude roubar-lhe algumas
lágrimas, no instante de lhe narrar algum sucesso triste por que passara minha mocidade. Minha história
concluída, ela me dava por tanta dor um mundo de suspiros e jurava em verdade, que era estranho, mais
do que estranho, por demais tocante, muito comovedora. Desejara jamais a ter ouvido, mas quisera que o
céu houvesse feito dela esse homem. Agradeceu-me e disse-me que, quando algum amigo eu viesse a ter,
que a amasse, bastaria ensinar-lhe o modo simples de contar minha história, para que ele, sem falta, a
conquistasse. Aproveitando tal insinuação, disse-lhe tudo. Ela me amou à vista dos perigos por que
passei, e muito amor lhe tive, por se ter revelado compassiva. Foi essa toda a minha bruxaria. Mas aí vem
a dama; ela que fale.
Ao meu ver Brabâncio gostava muito de Otelo, mas quando surge essa situação em que o mesmo se apaixona por Desdêmona, isso muda completamente, a admiração e a paixão por Otelo somem de repente, apenas pelo motivo de ele ser noivo de sua amada filha. Mesmo que ele tenha dito que sua filha teria a liberdade de quem se apaixonar e casar-se sem problema algum, e o outro que mesmo Brabâncio admirando Otelo por suas aventuras, o mesmo o destrata-o por apenas se apaixonar por sua filha, lhe falando por palavras de baixo calão e o acusando de bruxaria e zombando-o pela sua cor.
Otelo é um livro que nos faz refletir sobre o amor incompreensível, sobre o ciúme exagerado, sobre o ódio e a traição. E como a maldade pode ser despertada em qualquer um de nós. O trecho que eu mais gostei foi:
“As pessoas em geral têm muita dificuldade para aceitar o que é diferente delas: Se parassem para pensar em que consiste essa diferença, descobririam que, na essência todos são iguais e buscam a felicidade - o resto são aparência”
- Destaquei esse trecho pois ele retrata um sentimento muito comum nos dias de hoje o Racismo. O mouro (negro) se apaixona por Desdêmona (branca e loira) que para seu pai é contraditório para a sociedade de Veneza no século XV!
Hanna Munduri 1C
O livro “Otelo o Mouro de Veneza” retrata uma história do gênero tragedia que é um gênero favorito de William Shakespeare, podemos comparar o livro Otelo com os outros livros famosos de William Shakespeare com os livro Hamlet e Romeu e Julieta. No início do livro conta o momento do casamento escondido de Otelo com Desdêmona mais com o passar da história acaba que falam para o pai de Desdêmona que o Mouro acaba de certa forma sequestrando a filha, sendo retratado no livro como por exemplo tirada de casa. Iago o personagem que em minha opinião é o personagem principal, pois todo o enredo é voltado a o que é falado ou comentado por ele ao longo da história. Em meu ponto de vista o livro “Otelo o Mouro de Veneza” seria retratada com aspectos atuais, como por exemplo amor atual e talaricagem por parte de alguns personagem até mesmo manipulação sendo comprovada quando Iago convém-se Rodrigo a contar para o pai de Desdêmona que o Mouro se casou com sua filha, mas na verdade ele se casa por amor real, mas com o desenrolar da história Desdêmona acaba traindo o Mouro, mas não podemos contar a mais da história até o certo ponto para que possamos ter feito a tertúlia.
Ass: Guilherme Henrique 1 série “C”
"acautelai-vos senhor, do ciúme, é um monstro de olhos verdes,que zomba do alimento em que vive."
Essa frase retrata sobre o ciúme,um assunto muito abordado no livro,usado também por Iago,que com sua esperteza se mostrava pessoa boa mas por trás uma pessoa péssima e vingativa.
O livro além de girar em torno do assunto citado a cima,vem citando também sobre a xenofobia,o racismo,e o amor,assuntos bem comentados hoje em dia.
Pedro Henrique Gonçalves Mandelli 1°C
Otelo é um livro, que parece não apresentar uma cronologia porque ja começa com Otelo e Desdêmona se casando.
Parte que gostei:
"[...] Otelo contava sobre os acidentes que sofrera em terra e no mar;de como escapara da morte por um triz; de como fora aprisionado pelo inimigo e vendido como escravo e de como conseguira se libertar[...]"
Está parte me lembrou a história de José na Bíblia porque seus Irmãos(inimigos) que haviam vendido ele com escravo e José se torna algo muito importante para o Egito, e no caso de Otelo ele vira militar.
Professora peço desculpas pelo envio tardio mas estava sem internet a semana inteira e para esse envio precisei ir na casa de amigo.
O livro em si, é muito bom, gostei dele pelo fato da sua leitura ser bem robusta e também, porque ele mostra como eram as pessoas de antigamente. Um dos meus personagens favoritos é nada mais nada menos do que Otelo, que possui um personalidade forte e pelo o que eu entendi da leitura ele possui muitos mistérios pelo motivo de ser o mouro de Veneza e também por ter um cargo muito forte. Não gostei muito do personagem Rodrigo, pois, ele pra mim, não devia juntar o ciúmes e o ódio com o amor porque a dendemona tem a liberdade de escolher com quem ela quer se casar, o mesmo que comentei sobre o Rodrigo vale para o pai de dendemona ( brabancio) que n aceitava ver sua filha com Otelo.
Contudo, eu adorei o livro, eu pude me sentir dentro da história e também ele me proporcionou várias palavras que eu nunca tinha ouvido falar, gostei muito do livro.
Gabriel Alves Gomes 1° A
Uma das partes que me chamou a atenção foi quando Brabancio fala para pegarem tochas e armas, essa parte me lembrou a época que as bruxas eram queimadas na fogueira e como Brabancio achava que Otelo tinha enfeitiçado sua filha me lembrei desse fato.
Outro fato que achei interessante é que Icaro conseguia manipular muito bem a mente das pessoas por exemplo quando ele convenceu Brabancio a procurar o mouro negro que tinha conquistado sua filha.
Ele brinca com as palavras para insultar as pessoas como fez com Otelo chamando ele de bode negro.
Trecho: "Otelo parecia cansado de lidar com os preconceitos, embora demonstrasse compreender o medo, a insegurança e o comodismo que levam os homens a adotar ideias prontas, sem questionar".
Destaquei esse trecho, pois mostra a realidade de boa parte de nossa sociedade.Muitas pessoas julgam as outras sem realmente conhecer, pois apresentam dificuldade de não aceitar o que é diferente da sua essência, da sua cultura e esquecem de que todos somos iguais e que buscamos a felicidade, com isso surgem padrões que a sociedade implanta.
Outro trecho que mostra como acontece o julgamento das pessoas e a implantação de padrões e preceitos, é: "O doge, os senadores e os militares estavam perplexos: jamais tinham visto o soberbo guerreiro" como um homem que pudesse amar e encantar-se. E ali estava ele, mostrando a todos que os sentimentos mais nobres não são privilégio de uma sociedade rica e dita de civilizada, mas se encontram espalhados pela humanidade inteira[...]".
Por isso a obra é considerada atemporal, pois mesmo em épocas distintas, seus temas variados continuam a trazer ensinamentos e a desempenhar papeis importantes para os dias atuais.
Estudante: Josiel Isaac D. de Almeida turma: 1ºC
O livro me agradou, mas não totalmente, com sua história, sua linguagem é bastante complexa na minha opinião, com palavras que não são mais usadas atualmente. Um personagem que me chamou a atenção é Iago, que faz de tudo para se vingar de Otelo por ter dado o cargo de tenente à Cássio, e não para ele, que até chega a usar Rodrigo com sua vontade de vingança para prejudicar Otelo.
Um personagem que não me agradou foi Brabâncio, que, ao saber que Desdêmona, sua filha, estava com Otelo, preferiu acreditar que Otelo tinha feito alguma bruxaria para levar a sua filha (mostrando o racismo existente naquela época).
Pedro Henrique Rohloff, 1° B
Otelo, como várias outras obras do maior escritor inglês, Willian Shakespeare, é uma obra bastante atemporal, onde os temas abordados ao longo da história são parecidos com a sociedade em que encontra-se hoje.
Isso pode ser percebido em algumas falas de Brabâncio, acusando Otelo, o mouro de veneza, de ter usado de feitiçarias e encantamentos para conquistar o coração de sua filha, Desdemôna, insinuando que o rapaz não consiguiria tê-lo feito por causa da cor da sua pele a não ser usasse desses artifícios, nessa parte pode-se perceber grande preconceito com relação a religião e a cor da pele de Otelo, temas bastante abordados nos dias atuais.
Um personagem que marcou muito na parte lida, foi Iago, principalmente por ser um rapaz esperto, e manipulador com todos a sua volta, tudo isso para que as coisas saiam como planejado, e, para mim, a história de Otelo não seria a mesma sem a participação de Iago nela.
joão pedro de faria lanes 1ºc
Admito que a obra “Otelo” de Shakespeare não prendeu muito, pois prefiro literatura contemporânea à clássica. Porém, sou capaz de reconhecer a importância do livro e a forma inteligente como o autor retrata problemas que estão presentes na sociedade até hoje. Um desses temas é o preconceito racial sofrido por Otelo no decorrer da obra. Inicialmente, não entendi porque se referiam à ele como “mouro” e “mouro de veneza”, mas após uma rápida pesquisa, descobri que o termo é usado para se referir à povos árabes de origens diferentes. No livro, a palavra “mouro” é usada de forma pejorativa diversas vezes. Um desses momentos acontece no ato I, quando Brabâncio descobre que sua filha Dêsdemona havia fugido com Otelo. O pai da moça não disfarça o espanto ao saber que sua filha perferiu “um mouro”. Brabâncio até mesmo prefere acreditar que Otelo havia enfeitiçado Dêsdemona, ignorando o fato de que ela o havia escolhido por livre e espontânea vontade. Nesse momento, criei uma imagem de Brabâncio como um personagem ingênuo e que entrega bastante à respeito da sociedade da época em suas falas. Quando finalmente aceita o fato de que sua filha o havia “abandonado”, ele diz que ela morreu pra ele. Mas, apesar de intolerante, em outra passagem do livro, o mesmo admite sua admiração por Otelo, porém não consegue aceitar o que sua filha fizera. Sobre Otelo, o acho alguém forte, destemido e corajoso. Ele vai totalmente contra o estereótipo de pessoas que sofrem com o preconceito. Ao conseguir um cargo de respeito e ganhar a importância que merece, Otelo se mostra alguém que “não abaixa a cabeça” perante as dificuldades e não as deixa diminuir sua autoestima. Essa personalidade forte e atitude de Otelo desperta a inveja de alguém que viria a ser meu personagem favorito, Iago. Ele é um vilão deveras interessante. Uma das coisas que mais me chama a atenção nele é que aparentemente não à uma motivação clara por trás de seus atos maldosos, sendo alguém “mal por natureza”. Iago representa o maquiavelismo em sua mais pura essência. Ele é mentiroso, esperto e manipulador, conseguindo tudo o que quer apenas com uma boa argumentação. Além do mais, ele é claramente um “vilão da vida real”. Muitos já encontraram ou encontrarão um Iago no decorrer de suas vidas. Quanto à Rodrigo, o enxergo como alguém facilmente manipulável devido aos acontecimentos do ato I, e me pergunto se ele já se envolveu com Desdêmona, pois logo no início do livro, Brabâbcio afirma que “já havia dito que não queria Rodrigo nos arredores de sua casa, pois sua filha não era pra ele”. No geral, é uma ótima obra, porém, acredito que não sou a leitora ideal.
No início da trama é possível observar um conflito em que o livro conta pelo meio, e ao desenrolar da história, ele nos mostra relatos e emoções dos personagens de acordo com o que se passa em cada cena.
Percebemos de cara o racismo que os personagens tem por Otelo, e o fato de ser tão explícitos abala o leito, por possuir emoções evidentes de racismo, ódio e ciúmes. A pesar de se tratar de um romance trágico, fica claro que Desdêmona não tem amor nenhum por ele, ela apenas se encantou pelas histórias de viajantes que o Moura tinha; até mesmo Otelo afirma em uma das cenas – [...]ela me amou pelos perigos que passei, e eu a amei pela sua pena das minhas penas[...]. Foi uma parte chocante que fez perceber o quanto Otelo queria conquistar Desdêmona pela sua pessoa, não pela suas histórias.
Iago é um personagem que chama a atenção pelo seu linguajar um tanto desbocado e ao mesmo tempo refinado de modo que parecesse sempre refinado. Ele é um personagem manipulador, e a forma que ele manipula as pessoas ao seu redor é muito intrigante; Iago é o tipo de pessoa que foge da luta, mas de um modo quase discreto permanece nela, em outras palavras um falso dissimulado. Mesmo com tudo isso, ele é um personagem engraçado, que te faz perguntar o porquê de ele ser assim, sendo que em alguns trechos ele elogia o Otelo— [...] Mouro, por mais que eu mesmo não o tolere é de âmago constante, amável e nobre. [..]. Então o fato de ele Odiar Otelo é pelo simples fato de uma pessoa negra ter um cargo maior e ainda ter uma jovem bela ao lado.
Ass: Beatriz Escorcio Vasco 1A
No início da trama é possível observar um conflito em que o livro conta pelo meio, e ao desenrolar da história, ele nos mostra relatos e emoções dos personagens de acordo com o que se passa em cada cena.
Percebemos de cara o racismo que os personagens tem por Otelo, e o fato de ser tão explícitos abala o leito, por possuir emoções evidentes de racismo, ódio e ciúmes. A pesar de se tratar de um romance trágico, fica claro que Desdêmona não tem amor nenhum por ele, ela apenas se encantou pelas histórias de viajantes que o Moura tinha; até mesmo Otelo afirma em uma das cenas – [...]ela me amou pelos perigos que passei, e eu a amei pela sua pena das minhas penas[...]. Foi uma parte chocante que fez perceber o quanto Otelo queria conquistar Desdêmona pela sua pessoa, não pela suas histórias.
Iago é um personagem que chama a atenção pelo seu linguajar um tanto desbocado e ao mesmo tempo refinado de modo que parecesse sempre refinado. Ele é um personagem manipulador, e a forma que ele manipula as pessoas ao seu redor é muito intrigante; Iago é o tipo de pessoa que foge da luta, mas de um modo quase discreto permanece nela, em outras palavras um falso dissimulado. Mesmo com tudo isso, ele é um personagem engraçado, que te faz perguntar o porquê de ele ser assim, sendo que em alguns trechos ele elogia o Otelo— [...] Mouro, por mais que eu mesmo não o tolere é de âmago constante, amável e nobre. [..]. Então o fato de ele Odiar Otelo é pelo simples fato de uma pessoa negra ter um cargo maior e ainda ter uma jovem bela ao lado.
No início da trama é possível observar um conflito em que o livro conta pelo meio, e ao desenrolar da história, ele nos mostra relatos e emoções dos personagens de acordo com o que se passa em cada cena.
Percebemos de cara o racismo que os personagens tem por Otelo, e o fato de ser tão explícitos abala o leito, por possuir emoções evidentes de racismo, ódio e ciúmes. A pesar de se tratar de um romance trágico, fica claro que Desdêmona não tem amor nenhum por ele, ela apenas se encantou pelas histórias de viajantes que o Moura tinha; até mesmo Otelo afirma em uma das cenas – [...]ela me amou pelos perigos que passei, e eu a amei pela sua pena das minhas penas[...]. Foi uma parte chocante que fez perceber o quanto Otelo queria conquistar Desdêmona pela sua pessoa, não pela suas histórias.
Iago é um personagem que chama a atenção pelo seu linguajar um tanto desbocado e ao mesmo tempo refinado de modo que parecesse sempre refinado. Ele é um personagem manipulador, e a forma que ele manipula as pessoas ao seu redor é muito intrigante; Iago é o tipo de pessoa que foge da luta, mas de um modo quase discreto permanece nela, em outras palavras um falso dissimulado. Mesmo com tudo isso, ele é um personagem engraçado, que te faz perguntar o porquê de ele ser assim, sendo que em alguns trechos ele elogia o Otelo— [...] Mouro, por mais que eu mesmo não o tolere é de âmago constante, amável e nobre. [..]. Então o fato de ele Odiar Otelo é pelo simples fato de uma pessoa negra ter um cargo maior e ainda ter uma jovem bela ao lado.
Iago é um vilão que faz você se sensibilizar e entender o lado dele da história com ele por está sempre mostrando suas ambições. Um personagem que sempre está no domínio da situação controlando todas as peças do tabuleiro fazendo os personagens da peça se virarem uns contra os outros.
Fazendo com que o próprio leitor reflita sobre até onde uma pessoa pode ir pra conseguir o que deseja.
João Vitor Cardoso
1° ano B
Podemos achar o início meio confuso mas começa a ser uma história interessante, o personagem que é o manipulador de todo o caos é Iago que te inveja de Otelo e de suas conquistas, principalmente quando ele dá o cargo de tenente para Cássio e tenta fazer com que ele perca seu cargo e que Otelo se separe de Desdemônia.
Outra parte interessante é também como Otelo e Desdemônia fazem.de tido para ficarem juntos, o amor que ele demonstra por ela e a prova de amor que ela faz por ele que é se casasse com ele mesmo sem a aprovação de seu pai
O seu personagem principal,que empresta o nome a obra,é um general mouro que serve o reino de veneza.Toda história gira em torno da traição e da inveja.Inicia se com Iago,alferes de Otelo,tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio,rico senador de Veneza,que sua filha, Desdêmona tinha se casado com Otelo.Iago queria vingar do general Otelo porquê ele promoveu um grande amigo de Otelo Cássio,grande soldado Florentino e grande intermediário nas relações entre Otelo e Desdêmona,ao posto de tenente.Esse ato deixou Iago muito ofendido,uma vez que acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo posto do primeiro".
Bruno Oliveira dos Santos 1°B
É um livro que gira em torno da traição, preconceito entre os personagens, um exemplo é quando Brabancio acusa Otelo de ter enfeitiçado sua filha, pela questão de Otelo ser negro e ela branca se achando superior.
Sempre ocorre traição na parte de Hiago, que na frente de Otelo era uma coisa,e atrás outra, podemos relacionar com a sociedade atualmente, onde devemos confiar em poucos...
Yan
1b
Gostei bastante do livro OTELO de Willian Shakespeare, o trama que envolve ciumes de vários personagens pela querida dama Desdêmona, já casada com o general Otelo,bastante ciumento ,com discussões e inveja visível. Variando a linguagem que é preciso de um apuro maior de atenção, com locuções e citações de outros autores.Gostei do seguinte fragmento:
na pagina 58 segundo ato, cena três quinta fala "Iago- Se eu conseguir empurrar-lhe só mais um copo, com o que ele já bebeu...tanto com vento quanto com a corrente".Este fragmento evidencia o quão invejoso e maquiavélico o personagem Iago é, ao fazer um plano para Cássio ficar bêbado e discutir com Rodrigo a fim de Cássio perde o seu cargo de Tenente
Anderson Daniel Carvalho Silva
1° ano/// prof: Yane
Data:10/06/2018
Livro: OTELO
No decorrer da história já pude observar que no livro é incorporado temas que não são só dá atualidade mas que vem de muito tempo, um exemplo é o racismo.
Alguns fragmentos que chamaram minha atenção:
"O céu é testemunha: não me move o dever nem a amizade, mas, sem o revelar, só interesse" - ele fala sobre o interesse que é algo extremamente comum nas pessoas, está especificado no fragmento que nem o dever nem a amizade o move, mas sim o interesse, interesse tanto em bens materiais como até mesmo em pessoas.
"Agora mesmo, neste momento, um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca" - se refere ao racismo que Otelo sofre no decorrer da história.
"Baterei em todas as casas; meu poder é muito grande" - na minha concepção faz uma crítica as pessoas que se acham no direito de invadir casas, "controlar" a sociedade, muitas vezes por possuírem posses, bens materiais, acham que são melhores do que os outros e que possuem um "poder" sobre eles. Isso é muito comum no nosso dia, a sociedade ser dividida em classes sociais e a classe alta geralmente se acham superiores a classe baixa e com isso se acham no "poder" de controlar tudo e a todos.
No decorrer da história já pude observar que no livro é incorporado temas que não são só dá atualidade mas que vem de muito tempo, um exemplo é o racismo.
Alguns fragmentos que chamaram minha atenção:
"O céu é testemunha: não me move o dever nem a amizade, mas, sem o revelar, só interesse" - ele fala sobre o interesse que é algo extremamente comum nas pessoas, está especificado no fragmento que nem o dever nem a amizade o move, mas sim o interesse, interesse tanto em bens materiais como até mesmo em pessoas.
"Agora mesmo, neste momento, um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca" - se refere ao racismo que Otelo sofre no decorrer da história.
"Baterei em todas as casas; meu poder é muito grande" - na minha concepção faz uma crítica as pessoas que se acham no direito de invadir casas, "controlar" a sociedade, muitas vezes por possuírem posses, bens materiais, acham que são melhores do que os outros e que possuem um "poder" sobre eles. Isso é muito comum no nosso dia, a sociedade ser divididida em classes sociais e a classe alta geralmente se acham superiores a classe baixa e com isso se acham no "poder" de controlar tudo e a todos.
Izabela Bisek - 1A
Achei interessante a referência que o livro faz á duas divindades, no I ato, na página 18 Iago diz a seguinte frase:
- Por Jano! Não parece.
Nesse trecho Iago faz referência a Divindade Jano, que era um Deus grego cuja origem alguns dizem ser em Citia e outras em Perrebos.
No ato I, na página 32 Brabancio diz a seguinte frase:
- Deus esteja convosco.
Nesse trecho fica uma dúvida se Brabancio está fazendo uma referência á um Outro Deus que é o que muitas pessoas conhecem atualmente, ou se ele está se referindo á Jano.
O livro Otelo faz críticas aos preconceito que os negros sofrem mesmo tendo uma condição financeira relativamente boa, o livro relata a história de Otelo que sofre muito preconceito principalmente pelo o Iago que não se conforma com o fato de negro ocupar o cargo que ele tanto queria.Isso ocorre porque Iago acha que pessoas negras não têm capacidade de possui inteligência, e então ele começa a ofender.
Nesta obra há também o relato de Desdêmona que se apaixona por Otelo, porém o seu pai acha que foi bruxaria, pois em seu pensamento sua filha nunca iria se interessar por ele e para Brabancio isso foi uma traição pelo fato da filha meio que ter mudado o destino que o pai queria para ele. (Antigamente os casamentos eram arranjandos, o pai que escolhia com quem a filha iria casar.Geralmente esta escolha era feita de acordo com a condição financeira do pretendente).
É perceptível que a mulher não tinha "voz" quando o pai a considera morta pelo o simples fato dela escolher com quem queria se casar, mas ela fala no decorrer da história que prefere ser submissa ao seu marido do que ao seu pai. Desdêmona também é vista como interesseira isso fica explícito quando Iago fala a Rodrigo para ele pôr dinheiro na bolsa antes de ir atrás do seu amor e ele ainda acrescentar que Desdêmona iria abusar do corpo de Otelo , isso deixa transparecer que ela só quer desfrutar dos prazeres da vida.
Ana Clara Lopes - 1ªsérie A
O livro Otelo faz críticas aos preconceito que os negros sofrem mesmo tendo uma condição financeira relativamente boa, o livro relata a história de Otelo que sofre muito preconceito principalmente pelo o Iago que não se conforma com o fato de negro ocupar o cargo que ele tanto queria.Isso ocorre porque Iago acha que pessoas negras não têm capacidade de possui inteligência, e então ele começa a ofender.
Nesta obra há também o relato de Desdêmona que se apaixona por Otelo, porém o seu pai acha que foi bruxaria, pois em seu pensamento sua filha nunca iria se interessar por ele e para Brabancio isso foi uma traição pelo fato da filha meio que ter mudado o destino que o pai queria para ele. (Antigamente os casamentos eram arranjandos, o pai que escolhia com quem a filha iria casar.Geralmente esta escolha era feita de acordo com a condição financeira do pretendente).
É perceptível que a mulher não tinha "voz" quando o pai a considera morta pelo o simples fato dela escolher com quem queria se casar, mas ela fala no decorrer da história que prefere ser submissa ao seu marido do que ao seu pai. Desdêmona também é vista como interesseira isso fica explícito quando Iago fala a Rodrigo para ele pôr dinheiro na bolsa antes de ir atrás do seu amor e ele ainda acrescentar que Desdêmona iria abusar do corpo de Otelo , isso deixa transparecer que ela só quer desfrutar dos prazeres da vida.
Ana Clara Lopes - 1ªsérie A
no trecho "e que deleite poderá encontrar na contemplação do demonio? (...) e para despertar a saciedade é preciso que o amante seja de aparência agradável" fica explícito a caracterização do preconceito ao extremo ao retratar o personagem otelo por ser negro à uma figura maligna
Ana Beatriz 1a
no trecho "e que deleite poderá encontrar na contemplação do demonio? (...) e para despertar a saciedade é preciso que o amante seja de aparência agradável" fica explícito a caracterização do preconceito ao extremo ao retratar o personagem otelo por ser negro à uma figura maligna
Ana Beatriz 1a
No livro "Otelo" escrito por Willian Shakespeare, se baseia em um enredo de "vingança" onde Iago,um sub-oficial, insatisfeito com a atitude do general Mouro (Otelo) por não o ter promovido á tenente , mas sim alguém que segundo “foi nomeado através de pedido e amizade “. Nomeando então Cássio. Começando essa tal vingança, Iago juntamente com Rodrigo, um fidalgo veneziano apaixonado por Desdêmona e descontente com Otelo por ter casado com sua amada, tramam contar o segredo de Otelo e Desdêmona, sobre o casamento de ambos que foi realizado as escondidas pelo pai de Desdêmona (Brabâncio), que é senador de Veneza e que planeja á sua amada filha alguém com muita condição financeira e que seja de cor “branca”, apresentando aí um ato de preconceito e discriminação racial á respeito de Otelo. Ao descobrir que Desdêmona se casou com o general, Brabâncio o acusa o general Mouro de a ter enfeitiçado através de magia e bruxarias e então o diz que irá matá-lo, porém ambos são convocados pelo Duque de Veneza e lá Desdêmona se pronuncia e diz que não se apaixonou por Otelo por bruxarias ou coisa do tipo, mas que sim se apaixonou pelas suas grandes história de coragem e honra que a contava em sua residência se que até mesmo Brabâncio gostava de suas histórias.
Oque mais se destaca no livro de Shakespeare até agora é o ato de discriminação que Otelo passa na trama, mesmo tendo um ótimo cargo, mesmo tendo historias INCRÍVEIS de coragem e honra, o general á todo momento na trama é discriminado, principalmente através de Iago que o chama de Ovelha negra, preto etc, e isto retrata muito a nossa atualidade, mesmo o negro tendo seu lugar na sociedade , mesmo tido conquistado seus méritos , ainda assim são desprovidos de respeito por questão da cor de Pele.
Uma curiosidade nesse livro é que se o mesmo não se chama- se OTELO , o personagem principal seria considerado Iago e não o general , pelo fato de Iago está dando enredo á essa trágica história, ele que está dando conteúdo ao livro, se não tivesse Iago no livro , não teria a HISTÓRIA DE OTELO, O MOURO DE VENEZA.
Hellyohana Sabel
1b
No livro "Otelo" escrito por Willian Shakespeare, se baseia em um enredo de "vingança" onde Iago,um sub-oficial, insatisfeito com a atitude do general Mouro (Otelo) por não o ter promovido á tenente , mas sim alguém que segundo “foi nomeado através de pedido e amizade “. Nomeando então Cássio. Começando essa tal vingança, Iago juntamente com Rodrigo, um fidalgo veneziano apaixonado por Desdêmona e descontente com Otelo por ter casado com sua amada, tramam contar o segredo de Otelo e Desdêmona, sobre o casamento de ambos que foi realizado as escondidas pelo pai de Desdêmona (Brabâncio), que é senador de Veneza e que planeja á sua amada filha alguém com muita condição financeira e que seja de cor “branca”, apresentando aí um ato de preconceito e discriminação racial á respeito de Otelo. Ao descobrir que Desdêmona se casou com o general, Brabâncio o acusa o general Mouro de a ter enfeitiçado através de magia e bruxarias e então o diz que irá matá-lo, porém ambos são convocados pelo Duque de Veneza e lá Desdêmona se pronuncia e diz que não se apaixonou por Otelo por bruxarias ou coisa do tipo, mas que sim se apaixonou pelas suas grandes história de coragem e honra que a contava em sua residência se que até mesmo Brabâncio gostava de suas histórias.
Oque mais se destaca no livro de Shakespeare até agora é o ato de discriminação que Otelo passa na trama, mesmo tendo um ótimo cargo, mesmo tendo historias INCRÍVEIS de coragem e honra, o general á todo momento na trama é discriminado, principalmente através de Iago que o chama de Ovelha negra, preto etc, e isto retrata muito a nossa atualidade, mesmo o negro tendo seu lugar na sociedade , mesmo tido conquistado seus méritos , ainda assim são desprovidos de respeito por questão da cor de Pele.
Uma curiosidade nesse livro é que se o mesmo não se chama- se OTELO , o personagem principal seria considerado Iago e não o general , pelo fato de Iago está dando enredo á essa trágica história, ele que está dando conteúdo ao livro, se não tivesse Iago no livro , não teria a HISTÓRIA DE OTELO, O MOURO DE VENEZA.
Hellyohana Sabel
1b
O Iago é um cara muito contraditório na história, eu achei ele um personagem meio neutro porque ele pareceu ser alguém mas até onde eu li ele era um cara bem diferente, pode se dizer um "duas caras" pelo fato dele falar mal por trás mas pela frente ser um companheiro, ele chegava a chingar os outros por trás e ele que fez o desenrolar da história.
achei interessante o fato das formas de falar do passado do passado como:
"Por que me vens agora?"
'cala-te"
'escuta-me" e hoje em dia não é muito utilizado isso.
Tem também algumas metáforas como:
"chapéu na mão"
"quereis ter cordéis como primos e ginetes como parentes"
"dispunha da vontade de minha bolsa como teus fossem os cordões"
Felipe Ribeiro 1º ano B
Otelo O Mouro de Veneza é uma tragédia clássica escrita por William Shakespeare, nela trás a história de Otelo, um mouro nobre que tinha grande importância no cenay repúblicano europeu.
Uma característica marcante na obra, é a interação com as principais características dos personagens, e posso dar o exemplo do Iago, um importante servente de Otelo, mas que depois de uma certa traição conseguimos descobrir o lado obscuro do mesmo através da inveja e do rancor que começou a sentir por Otelo.
Outra característica importante que não pode deixar de ser citada, é a presença do preconceito racial criado contra Otelo, e isso pode ser percebido através de uma passagem muito chamativa da obra:
•“Agora mesmo, neste exato momento, um velho bode negro está cobrindo vossa ovelha branca"
Esse preconceito racial era praticado pelo pai de Desdêmona(Mulher branca em que Oltelo se apaixona).
Mateus Vasconcelos-1B
Postar um comentário